São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa pedirá 'perdão' da dívida

DO ENVIADO ESPECIAL

O papa João Paulo 2º vai pedir aos países ricos que "perdoem" as dívidas dos países pobres.
O anúncio da decisão foi feito ontem pelo presidente da CNBB, d. Lucas Moreira Neves, na abertura da assembléia da entidade. "Parte dessas dívidas são imorais e não devem ser pagas", afirmou.
O perdão das dívidas deverá acontecer, segundo a idéia do papa, até o ano 2000. O objetivo é coincidir a data com uma grande festa cristã que comemorará os 2.000 anos do nascimento de Jesus.
A Igreja Católica percebeu a importância mística da virada do século e quer aproveitá-la para se fortalecer em todo o mundo, por meio de uma campanha de evangelização em todo o mundo.
Para caracterizar a passagem do século como uma festa católica, a igreja desencadeou em todo o mundo uma campanha de evangelização que deverá durar até o ano 2.000.
O ano de 1996 está sendo chamado de "ano da sensibilização". Nele, as igrejas deverão avaliar seus problemas e traçar estratégias para conquistar os fiéis.
No próximo ano, 97, será o ano de "Jesus Cristo", seguido do ano do "Espírito Santo", em 98, e do ano do "Deus Pai", em 99.
"Serão anos de preparação para um mundo melhor em 2000", disse Neves. "Não se trata de milenarismo ou de uma crença mitológica de que a cada mil anos acontece alguma coisa. Nós é que somos chamados a fazer alguma coisa", afirmou.

Texto Anterior: Religião domina início do evento
Próximo Texto: Sem-terra invadem fazenda no Paraná
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.