São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ceticismo já ronda o Planalto

VALDO CRUZ; MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A aprovação da reeleição para o presidente Fernando Henrique Cardoso já é colocada em dúvida até dentro do Palácio do Planalto.
A mesma avaliação é feita por lideranças tucanas no Congresso ainda empenhadas no projeto do partido de garantir mais quatro anos de mandato para FHC.
Um auxiliar direto de FHC não acredita mais que a emenda possa ser aprovada com um texto que beneficie o atual presidente.
No máximo, ela passaria com uma redação que conceda o direito aos próximos governantes.
O ministro das Comunicações, Sérgio Motta, continua insistindo, porém, em que a reeleição pode ser aprovada ainda nesse ano.
Motta sustenta que o processo já foi deflagrado e não como recuar. A atuação do ministro sofre críticas no Planalto. Assessores de FHC avaliam que Motta lançou o debate em hora inoportuna.
Isso acabou gerando tantas reações contrárias que teriam inviabilizado o princípio da reeleição para os atuais governantes.
A pressa de Motta decorre da avaliação de que as chances da reeleição são maiores agora que em 1997. Ocorre que a reação contrária já estaria consolidada agora, em 96. No próximo ano, as candidaturas à Presidência já começariam a se definir, sepultando de vez as chances de FHC.

Texto Anterior: Amin vê 'conflito insuperável'
Próximo Texto: Presidente 'enfrenta' os opositores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.