São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de SP estuda murar o Minhocão

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo estuda transformar o elevado Costa e Silva, no centro da cidade, em uma espécie de túnel a céu aberto, com muros de dois metros de altura.
A idéia é uma das possibilidades estudadas pela prefeitura para um projeto de reforma do elevado. O projeto deve ser apresentado daqui a seis meses.
Segundo Paulo Taliba, superintendente de Obras da prefeitura, a reforma do elevado poderá incluir a colocação de revestimento acústico para diminuir o ruído provocado pelos veículos que trafegam sobre o Minhocão.
O prefeito Paulo Maluf pretende reabrir o Minhocão ao tráfego durante os fins-de-semana e à noite. Desde 1989 o tráfego no elevado é interrompido nos feriados e fins-de-semana e das 21h30 às 6h30 nos dias úteis. Os moradores da região são contrários ao projeto da prefeitura, por causa dos altos níveis de ruído e poluição.
O arquiteto Siegbert Zanettini, 61, que defende a demolição do Minhocão, classificou a possibilidade da construção do muro no elevado como "horripilante".
Medições
A Secretaria de Vias Públicas deve apresentar na sexta-feira ao prefeito um relatório com os reultados das medições de ruído realizadas no Minhocão.
Segundo Fernando Lancha, assessor da secretaria, o relatório deve apontar soluções para a redução do nível de ruído no elevado.
O Minhocão foi fechado ontem das 11h15 às 12h15, para a realização das últimas medições (veja quadro ao lado).
O prefeito defende a reabertura da via alegando que o ruído provocado pelos carros embaixo do Minhocão é maior do que o produzido pelos que trafegam em cima.
Uma medição feita dentro de um apartamento de frente para o elevado à noite, quando o tráfego está interrompido, constatou um ruído médio de 71 dB às 2h30, embaixo do Minhocão. No mesmo horário, o ruído médio em cima do elevado era de 65 dB.
Votação
A segunda votação do projeto que proíbe a reabertura do Minhocão deve acontecer na próxima terça-feira. Na primeira votação, o projeto foi aprovado por 53 a 2.

Texto Anterior: Tumulto marca o início do PAS na zona sul
Próximo Texto: 'É a 1ª vez que ouço silêncio'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.