São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pantanal terá previsão de enchentes

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Técnicos do Dnaee (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica) começaram ontem a instalar nove plataformas informatizadas no Pantanal do Mato Grosso do Sul que serão usadas para prever enchentes na região.
As plataformas contêm sensores capazes de medir o nível dos rios e o índice de chuvas. Os dados serão coletados por um satélite, que irá remetê-los ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O Inpe processará as informações e as enviará ao Dnaee, que fará cálculos para projetar as enchentes em cada região com até quatro semanas de antecedência.
"Queremos tirar o efeito surpresa das enchentes. O fazendeiro saberá com antecedência se deve retirar o gado por causa da cheia", afirmou o chefe do Serviço de Hidrologia do Dnaee, Eurides de Oliveira, 53.
Os equipamentos são norte-americanos. Cada plataforma custou R$ 11 mil. O projeto é financiado pelos ministérios das Minas e Energia e Ciência e Tecnologia.

Texto Anterior: Assembléia apura destino de produtos doados ao Maranhão
Próximo Texto: Pane gera corte de luz em cidade do PA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.