São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parmalat vai entrar no mercado de café

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Parmalat, gigante na venda de leite e derivados, decidiu disputar o mercado brasileiro de café torrado e moído, estimado em R$ 2,4 bilhões para este ano.
A empresa lançou ontem na região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) o café Parmalat (pacotes de 250 e 500 gramas).
O produto, que está sendo produzido pela Iguaçu, empresa instalada na cidade de Cornélio Procópio (PR), será distribuído em todo o país ainda neste semestre.
A estratégia da empresa é participar, em um ano, com 5% a 10% do mercado de café torrado e moído, hoje liderado pela Companhia União com as marcas Pilão, Caboclo e União. Juntas, elas detêm 15,5% do mercado.
Há dois anos a Parmalat vem estudando o mercado brasileiro de café. Fez testes com cerca de dez fabricantes antes de optar pela Iguaçu.
A Parmalat quer também disputar a venda de café solúvel -mercado no qual a Nestlé participa com cerca de 80%- ainda em 96.
O café era o que faltava para a empresa completar sua linha de produtos matinais, composta por leite, chá, iogurte, suco de laranja e biscoitos.
No desenvolvimento do café torrado e moído (tipo premium) e na campanha para lançar o produto no Sul, a Parmalat investiu cerca de US$ 6 milhões.
Se o produto fizer sucesso, a Parmalat vai exportá-lo, sobretudo para a China e América Latina.
No mercado chinês a empresa já conseguiu marcar presença com o leite. Há um ano comprou um laticínio na cidade de Tian Jin.
Agora, quer levar ao consumidor chinês o café produzido no Brasil. Procurada pela Folha, a diretoria da Parmalat não foi localizada.
Expansão
O mercado brasileiro de café torrado e moído deve chegar a 523,2 mil toneladas neste ano, o que significa aumento de cerca de 8% sobre o volume de 1995 (484,8 mil).
Os números são da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), que reúne 600 empresas.
David Nahum Neto, diretor-executivo da Abic, diz que as vendas de café neste mês estão iguais às de março e de 5% a 6% maiores do que as de abril de 1995.
"As empresas têm investido mais em campanhas promocionais. Isso aumenta as vendas." Até o ano 2000, conta ele, a meta é crescer cerca de 7% ao ano.
O Café do Ponto está vendendo neste mês o mesmo volume do mês passado e 10% mais do que em abril de 1995.

Texto Anterior: Vendas sobem 26% em março
Próximo Texto: Lista do Rio estará na Internet em uma semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.