São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lista do Rio estará na Internet em uma semana

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

Fazer consultas em uma lista com 200 mil telefones comerciais (serviços e negócios) do Rio pela Internet será possível a partir da semana que vem, quando a Riolistas Amarelas inaugura sua "home page", a primeira do Brasil no segmento de catálogos telefônicos.
A Telelistas, que edita a Riolistas, diz que a reprodução do catálogo telefônico é apenas o primeiro passo da entrada da Riolistas na rede mundial de computadores. O endereço da Riolistas é http://www.telelistas.com.br.
Segundo o diretor da Telelistas, Milton Keelmansohn, o objetivo a médio prazo é explorar a possibilidade de interatividade da rede.
A "home page" mostrará promoções de determinados assuntos que interessem especificamente ao cliente. A propaganda dos catálogos normais será substituída por "home pages" dos anunciantes.
Para conseguir colocar em prática esta interatividade, a "home page" terá um cadastro, onde o usuário da Internet coloca dados pessoais, hobbies, preferências para que possa receber informações sobre seus assuntos preferidos.
Receita
Quando o usuário acessar a página, haverá anúncios de promoções e eventos de seu interesse antes de aparecer a lista telefônica por ordem alfabética.
Estas promoções são uma das fontes de receita da Telelistas, já que serão anúncios pagos. O usuário receberá "informações espontâneas que não foi buscar", diz.
As "home pages" também serão anúncios. Keelmansohn cita como exemplo uma loja de CDs. O usuário poderá escolher o estilo de música que quer, escolher pela capa do CD e até ouvir trechos da música antes de optar pela compra.
Keelmansohn disse que os preços das "home pages" dos anunciantes e das promoções que abrem a "home page" ainda não estão definidos.
Eles dependem, entre outras coisas, da escolha do provedor (a empresa que dá acesso à rede) da Riolistas, que ainda está sendo negociado. No início, o provedor será a IBM, em caráter provisório.
O anunciante terá condições de saber quantas pessoas tiveram acesso às suas informações -a Telelistas informará a frequência com que as "home pages" serão acionadas.
(FPN)

Texto Anterior: Parmalat vai entrar no mercado de café
Próximo Texto: Mercedes poderá instalar fábrica em MG
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.