São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rabino pede pena leve a ex-nazista e é criticado

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um pedido do rabino-chefe de Roma, Elio Toaff, para que o ex-capitão nazista Erich Priebke, 82, cumpra uma possível sentença em casa causou protesto de lideranças judaicas da cidade.
Priebke, extraditado pela Argentina, começa a ser julgado em 8 de maio. Ele é acusado de ter organizado a execução de 335 italianos (75 judeus) em 1944, no Massacre das Fossas Ardeatinas. O rabino disse que Priebke deveria cumprir pena em casa por ser idoso.
"O rabino Toaff expressou opiniões pessoais", disse Tullia Zevi, líder da União das Comunidades Judaicas Italianas. Cartaz numa sinagoga dizia: "Priebke é um carrasco, não um estelionatário".
Ontem, o rabino Toaff disse que foi mal-interpretado. "Disse que Priebke deve ser condenado. Só deveria ser tratado com a humanidade que não teve. Sobre a prisão domiciliar, talvez tenha errado."

Texto Anterior: Começa novo juízo de Amir
Próximo Texto: Americana é suspeita de infectar filha de oito anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.