São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Se Ficar Pior...' é sátira de suspense

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ana (Carla Signoris) e Carlo (Maurizio Crozza), de volta à Itália depois de uma viagem de lua-de-mel ao Brasil, pegam por engano, no aeroporto, uma mala que não é a deles.
Ao chegar em casa, vêem que a mala errada contém milhões de liras. Depois de alguma hesitação, resolvem gastar o dinheiro.
Esta é a situação que dá origem à comédia de humor negro "Se Ficar Pior Você Morre".
O filme marca a chegada ao cinema do grupo cômico Os Broncoviz, formado na Escola de Teatro de Gênova e chamado de "Monty Python" italiano.
A comparação é exagerada. Embora composto por excelentes atores -com destaque para Carla Signoris- e responsável por um humor insólito que mistura pastelão e metalinguagem, Os Broncoviz, pelo menos no cinema, ainda estão longe da comicidade anárquica e inspirada do extinto grupo britânico.
O filme começa bem, com o humor e o suspense se alimentando reciprocamente graças a uma trama bem engendrada e bem conduzida.
O problema é que a "tensão cômica" (se existe tal coisa) atinge seu clímax antes da hora, por volta do meio do filme, numa sequência hilariante iniciada com o esmagamento do dedo de um gângster na porta de um apartamento.
Depois disso, o diretor Marcello Cesena (também membro dos Broncoviz) parece perder a mão de sua história. O filme mergulha no fantástico, onde praticamente vale tudo, e perde a força. Torna-se uma mera sucessão de piadas absurdas, algumas muito boas, outras nem tanto.
Vale pela paródia de gêneros (suspense, musical, melodrama) e pela originalidade. De quebra, conta com a estranha e engraçada Rossy de Palma -aquela cuja cara parece feita por Picasso-, no papel de uma espanhola "caliente".

Filme:Se Ficar Pior Você Morre
Produção: Itália, 1995
Direção: Marcello Cesena
Elenco: Carla Signoris, Maurizio Crozza, Ugo Dighero, Rossy de Palma
Onde: Espaço Unibanco, Arouche e Estação Lumiere

Texto Anterior: "São Paulo S.A." tem atualidade assustadora
Próximo Texto: 'Nunca Fale' é exercício de anemia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.