São Paulo, sábado, 20 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundação foi criada em 1900 para combater peste

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Criada em 1900 para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica -doença que então assolava o Rio-, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) é considerada hoje o maior centro produtor de soros e vacinas da América Latina.
Ligada ao Ministério da Saúde, com 3.000 funcionários, a Fiocruz é responsável pela fabricação de 80% da vacina contra febre amarela consumida no mundo. Desde 76, produz a vacina contra meningite C. Com um orçamento previsto para 96 de R$ 170 milhões, considerado bom por sua direção, a Fiocruz paga hoje baixos salários a seus pesquisadores mais graduados. O salário médio desses profissionais gira em torno de R$ 1.100.
Ao todo, no Brasil, existem cinco laboratórios produtores de vacinas e soros. Da produção esperada desses laboratórios para este ano (130 milhões de doses), a Fiocruz planeja produzir 52 milhões.
A direção do Instituto Bio-Manguinhos (da Fiocruz) preparava ontem relatório para explicar ao ministro Adib Jatene a informação de que, em 95, houve uma perda média de 40% da produção de vacinas. O relatório deverá ser entregue na terça-feira.

Texto Anterior: Dengue atinge em 3 meses 13 mil na BA
Próximo Texto: Acusações surpreendem diretor de filme
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.