São Paulo, sábado, 20 de abril de 1996 |
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Empresa americana pirateia o Café Pelé
CARLOS ALBERTO SARDENBERG
Pois está acontecendo com a Companhia Cacique de Café Solúvel, que vende na Rússia o Café Pelé, caso raro de marca brasileira em produto internacional. E é tão forte a marca que uma empresa americana de Miami, sob o obscuro nome de RCP Inc., começou a exportar para a Rússia o "seu" Café Pelé, em embalagem parecida com a do produto brasileiro. A embalagem americana, entretanto, é de qualidade inferior e traz as inscrições apenas em inglês. A brasileira, a legítima, é mais elaborada, com inscrições em russo. A Cacique comprovou a pirataria. Por meio de parceiros russos, conseguiu importar uma pequena parcela do produto americano. A Folha não conseguiu localizar a empresa em Miami. Pelé Isso feito, a companhia entrou em contato com Pelé, já que a Cacique não detém a marca nos Estados Unidos. Pelé acionou seu escritório de advocacia em Nova York, que entrou no circuito e constatou que a empresa de Miami estava simplesmente tentando registrar a marca Pelé nos Estados Unidos. Advogados da Cacique, que também tem escritório nos Estados Unidos, acionaram a companhia pirata, da qual ouviram uma explicação surpreendente. A de que não estavam registrando o nome do craque do futebol, mas tão-somente a palavra "Pelé". No decorrer da ação, entretanto, a companhia de Miami enviou correspondência à Cacique, informando que ia desistir do registro e das exportações para a Rússia. O presidente da Cacique, Sérgio Coimbra, está esperando para ver. E preocupado. O produto pirata americano é apresentado como se fosse café brasileiro de qualidade. Mas é produto equatoriano de má qualidade, diz Coimbra, que mandou analisar o café pirata. Propaganda A Cacique vende duas marcas de solúvel na Rússia -Pelé e Cacique. Ambas são marcas fortes e associadas ao café do Brasil. Nas campanhas de publicidade, feitas por distribuidores locais, os filmes de televisão terminam sempre com a expressão "é do Brasil". Num desses filmes, por exemplo, o ator aparece jogando fora uma calça jeans, porque não é americana, um aparelho de som, porque não é japonês, e uma lata de café solúvel, "porque é europeu". Hoje, a Cacique detém 23% do mercado russo de solúvel. Vende anualmente 10,5 mil toneladas, enfrentando a concorrência de 28 marcas, todas de multinacionais. Texto Anterior: Avipal compra CCGL por R$ 180 milhões Próximo Texto: Coimbra se queixa de falta de apoio do Itamaraty Índice |
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