São Paulo, sábado, 20 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unha colorida vira hype entre modernos

JONI ANDERSON
FREE LANCE PARA A FOLHA

Unhas pintadas em mãos masculinas. A novidade saiu das ruas e passarelas internacionais para ser adotada por clubbers e músicos. Fez do esmalte o novo aliado da aparência masculina. A mania não está associada à postura gay.
A idéia, agora que os 70's reaparecem como forte tendência na moda, é substituir o ar cafona da base transparente pelas cores pastéis ou escuras: "A mulher está obrigando o homem a se cuidar mais. Quanto mais feminino, mais elas gostam. A androginia está em alta", diz Heitor Werneck, 29, estilista da Escola de Divinos. Acostumado a utilizar esmalte preto e formar um caleidoscópio com gotas de várias cores sobre as unhas, Werneck reage com naturalidade às críticas: "Pintar unha ou cabelo é algo estético. Antes era um absurdo, agora é algo comum.
É um resgate do visual punk, dos new romantics, dos góticos. Deixou de ser contestação", diz.
O sempre andrógino Bowie, no recente videoclipe "Strangers When We Meet", mostra os dedos, indicador e médio, pintados com esmalte escuro. Dave Navarro, o guitarrista do Red Hot Chilli Peppers preferiu pintar as duas mãos. Um detalhe de vanguarda que, para o estilista Jorge Kaufmann, pode funcionar dentro e fora das passarelas: "O homem já usou de tudo na decoração corporal agora está descobrindo um recurso que ainda não foi explorado", diz.

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: 'El Censor' revela a censura na Argentina durante a ditadura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.