São Paulo, terça-feira, 23 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lutz divulga hoje resultado de exames

Teste feito nos EUA sairá na sexta-feira

DA FOLHA SUDESTE; DA SUCURSAL DO RIO

O Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, adiou para hoje a divulgação de resultados parciais dos exames que estão sendo feitos em amostras da vacina contra meningite meningocócica tipo C aplicada em Campinas e Hortolândia (SP).
O exame vai indicar se havia excesso de proteínas da bactéria que causa a doença nas doses usadas nas duas cidades. A proteína da membrana da bactéria é usada na fabricação da vacina, para estimular as defesas do organismo.
O instituto informou, por intermédio da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, que os exames estão em análises.
A campanha de vacinação causou, há oito dias, reações em cerca de 7.500 pessoas.
A vacinação foi suspensa três horas e meia depois de seu início.
Houve dois casos de parada cardiorrespiratória e 42 pessoas foram internadas por causa das reações, como febre alta, vômitos e dores de cabeça.
Uma nova campanha deve ser feita em Campinas na primeira quinzena de maio, segundo a prefeitura.
Estados Unidos
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) deve divulgar na sexta-feira o resultado de testes feitos em doses da vacina pela FDA (Food and Drug Administration), órgão de controle de qualidade do governo dos Estados Unidos.
A fundação, que produz a vacina, enviou mil doses para análise nos EUA depois das reações.
As doses mandadas aos EUA foram distribuídas em 20 frascos -12 deles recolhidos por técnicos da Fiocruz em Campinas.
Quatro frascos são do mesmo lote enviado à cidade, mas estavam guardados na fundação. Os outros quatro são de lote fabricado antes do material que teria originado as reações -como febres e vômitos.
A Fiocruz também está realizando testes em lotes da vacina. Na sexta-feira passada, o primeiro resultado liberado indicou que não havia a presença de toxinas nas doses examinadas.

Texto Anterior: Acidentes nas estradas de SP matam 45
Próximo Texto: Médicos de Recife tentam novo tratamento para intoxicados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.