São Paulo, quarta-feira, 24 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancas vão atender menor de rua em SP

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir do próximo dia 30 começa a funcionar em São Paulo a primeira banca para atendimento de meninos e meninas de rua.
A banca, chamada "Banquinha da Turma", será instalada na avenida Paulista. No decorrer do próximo mês, outras noves bancas serão montadas nas avenidas Rebouças, 9 de Julho, Ibirapuera e no centro (leia quadro abaixo).
As bancas dão continuidade ao programa "Criança Cidadã", lançado no ano passado pelo governador Mário Covas.
Cada banca terá cinco educadores, um psicólogo, um atendente, computador, telefone e um carro. Os profissionais serão responsáveis pela região de sua banca.
Eles farão rondas para recolher, cadastrar e iniciar a assistência aos menores de rua.
Deverão também atender crianças e pais que procurem a banca para se informar sobre escolas, crianças desaparecidas (haverá um cadastro com imagens de cerca de 1.200 crianças desaparecidas) ou endereços de órgãos de atendimento de adolescentes viciados.
Segundo o coordenador do SOS Criança, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Criança, Família e Bem-Estar Social e responsável pelo programa das bancas, Paulo Vitor Sapienza, as dez bancas estão orçadas em R$ 220 mil e serão pagas pela iniciativa privada.
As bancas terão patrocínio dos postos Hudson, da Coca-Cola, da Copagás e do Playcenter.
Sapienza disse que os postos serão instalados em regiões nobres das zonas sul e oeste e no centro porque nesses locais se concentra o maior número de crianças abandonadas e infratoras.
"Apesar de as crianças que têm família morarem na periferia, elas se deslocam para as regiões centrais para pedir dinheiro nos semáforos ou para praticar atos infracionais. Por isso, vamos nos instalar onde há maior concentração desses menores", disse.
Sapienza disse que será lançado também o telefone 1407 para atender crianças e pais que queiram informações ou "apenas desabafar".

Texto Anterior: Crítica ao teste é "leviana", diz secretaria
Próximo Texto: SOS se descentraliza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.