São Paulo, quarta-feira, 24 de abril de 1996
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Nestlé inicia produção de suco de laranja

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Nestlé avançou mais uma peça no xadrez que disputa no Brasil com a concorrente Parmalat. A multinacional suíça do leite lançou ontem seu suco natural de laranja.
O que está em disputa é um mercado estimado em 40 milhões de litros de suco de laranja do tipo natural e refrigerado. Ou ainda: um mercado potencial de R$ 60 milhões.
A munição da Nestlé -um orçamento de US$ 12 milhões para este ano- já tem destino certo: modernizar sua linha de produção e divulgar os produtos da marca.
Com isso a empresa pretende conquistar 10% do mercado brasileiro, hoje dominado pela Parmalat. A empresa italiana afirma deter 50%.
A estratégia adotada pela Nestlé foi se associar a outra multinacional, a norte-americana Cargill.
Pelo acordo, a Cargill fica encarregada de produzir o suco de laranja e a Nestlé de vender e distribuir o produto -que levará o nome Frutess- pelo país.
Em um primeiro momento, segundo a Nestlé, a distribuição vai ficar restrita aos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
No caso da Parmalat, que chegou antes a este mercado, em 94, a estratégia foi ela mesma ter o controle da produção do suco de laranja. Hoje a Parmalat produz em quatro unidades.
Suco com iogurte
A Nestlé também lançou ontem um produto ainda inédito no mercado brasileiro: um suco nos sabores laranja e maracujá que já vem misturado ao iogurte natural.
O Frutess Mix, como foi batizado, é um dos exemplos do esforço da Nestlé de diversificar sua linha de produtos.
Segundo Andrei Rakowitsch, diretor da divisão de refrigerados da empresa, outros lançamentos vão ocorrer nos próximos meses.
"Vamos lançar produtos tanto dentro da linha que já temos como também algumas novidades", diz.
Queijos
Além das novas bebidas, a Nestlé lançou ainda uma versão com baixas calorias para seu requeijão, o Requeijão Nestlé Light.
E ainda dois novos tipos de queijo, ambos importados de outras unidades da empresa: o italiano Mio -que vai atrás do público infantil- e o norte-americano Cream Cheese Nestlé.

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