São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta da venda surpreende indústria

DA REDAÇÃO

O bom desempenho das vendas de eletrodomésticos populares nos primeiros meses do ano pegou a indústria de surpresa.
"O resultado superou nossa expectativa", disse Hugo Miguel Etchenique, 70, presidente do conselho de administração da Brasmotor, principal acionista da Multibrás, maior fabricante de geladeiras do Brasil. Ele esperava um período de desaquecimento depois das fortes vendas do final do ano.
A demanda inesperada, no entanto, não teria sido forte o suficiente para criar gargalos. "Não há falta de geladeiras", afirmou. "Alguns revendedores que estão dizendo isso é que podem ter programado mal suas encomendas."
Etchenique, que recebeu ontem o título de "Administrador Emérito" do Conselho Regional de Administração de São Paulo, estima que no primeiro trimestre a venda de geladeiras tenha crescido 30% sobre o mesmo período de 95. A Multibrás ficou acima da média.
Etchenique atribui o desempenho do setor a quatro fatores: existência de demanda reprimida, queda substancial da inflação, elevação do prazo do crediário e estabilidade dos preços dos produtos.
Com a expectativa de manutenção desse quadro favorável, a Multibrás planeja investir R$ 100 milhões neste ano, mais do que o dobro do que no ano passado.
Etchenique, no entanto, condiciona o ritmo de crescimento à aprovação das reformas. "O avanço não está consolidado e depende da velocidade com que o governo federal e o Congresso caminharem nas reformas", disse, em discurso, sugerindo uma mobilização sem caráter partidário para apoiá-las.

Texto Anterior: Lojista checa importados no 1º dia da UD
Próximo Texto: Entrega de geladeiras atrasa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.