São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Impasse marca a negociação

IGOR GIELOW
DO ENVIADO ESPECIAL A CHTAURA

O governo libanês espera para as próximas 48 horas uma definição sobre o cessar-fogo entre Israel e guerrilheiros do Hizbollah (Partido de Deus) no sul do país.
Ontem, o secretário de Estado dos EUA, Warren Christopher, esteve reunido por duas horas com o premiê do Líbano, Rafik al Hariri.
Segundo a Folha apurou junto ao gabinete de Al Hariri, há um impasse em relação à atuação do Hizbollah.
Israel aceita o cessar-fogo se o Hizbollah se comprometer a não atacar civis em seu território e tropas na zona ocupada pelo país no sul do Líbano, desde 1982.
Os sírios, que representam o Hizbollah na negociação, afirmam que a guerrilha xiita aceita parar de atacar com foguetes Katiucha alvos civis dentro de Israel.
Mas não garante cessar-fogo contra as tropas israelenses em território libanês -porque este tipo de acordo legitimaria, na opinião do Hizbollah, a ocupação.
Christopher voltou à noite para Israel, via Damasco, e deve ir hoje à Síria, novamente. A questão principal a ser acertada é a definição de uma promessa israelense de desocupação de território.
Segurança
O encontro de ontem foi o primeiro em território libanês e aconteceu em um hotel na cidade de Chtaura (45 km de Beirute).
O encontro não foi em Beirute porque Chtaura é o último ponto seguro para caso de fuga rápida devido a atentados.
O caminho entre Chtaura e Beirute é sinuoso, passando pelo lado do monte Líbano, e cheio de locais para possíveis emboscadas.
Mesmo assim, ontem havia cerca de 200 soldados espalhados de forma visível na rota, que normalmente já tem cinco barreiras -duas sírias e três libanesas.
Para chegar a Chtaura, Christopher utilizou um comboio de 70 carros, para dificultar a identificação do seu.
Na cidade, uma área com raio de dois quilômetros a partir do hotel foi isolada.
(IG)

Texto Anterior: Aviões israelenses bombardeiam comboio da ONU
Próximo Texto: Sinn Fein participará de eleição irlandesa; Dinheiro de Cali foi desviado, diz Samper; Clinton assina lei contra o terrorismo; Turquia terá CPI para investigar Tansu Çiller; Cirurgia pulmonar ameniza enfisema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.