São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aviões israelenses bombardeiam comboio da ONU

IGOR GIELOW
ENVIADO ESPECIAL A BEIRUTE

Aviões israelenses intensificaram ontem seus bombardeios contra posições do Hizbollah (Partido de Deus) na região de Tiro (no sul do Líbano), no 14ª dia da Operação Vinhas da Ira. No ataque um comboio da ONU foi atingido.
A guerrilha xiita também lançou mísseis Katiucha contra o norte de Israel. Os mísseis atingiram a região de Kiryat Shmona (norte do país), ferindo uma pessoa.
Pela manhã, o Exército israelense anunciou que iria bombardear 22 povoados na regiões de Tiro e Nabatieh, 80 km ao sul e sudeste da capital Beirute.
"A noite foi mais tranquila, mas ao amanhecer Israel já estava nos atacando", disse um libanês.
Os bombardeios israelenses já mataram cerca de 140 pessoas no Líbano, e os mísseis do Hizbollah deixaram 54 feridos em Israel.
ONU
Helicópteros e aviões israelenses dispararam contra um comboio das forças de paz da ONU em um vilarejo ao norte de Tiro. Ninguém ficou ferido.
Os soldados da ONU levavam suprimentos para refugiados de uma dezena de povoados próximos à cidade libanesa, segundo um porta-voz das Nações Unidas.
A aviação israelense, segundo o mesmo porta-voz, realizou cerca de 30 incursões sobre a cidade de Tiro somente na manhã de ontem.
O Exército israelense emitiu nota ontem à tarde informando que foram realizadas 38 incursões no Líbano entre 0h e 10h de quarta-feira do horário local (18h de terça e 4h da quarta-feira em Brasília).
A ação impediu que os soldados da ONU distribuíssem comida para cerca de 10 mil pessoas.
"Os aviões israelenses disparavam contra qualquer carro que circulasse na região", afirmou um funcionário do governo libanês.
Navios e aviões israelenses seguiam ontem bombardeando a principal estrada que liga o sul do Líbano à capital Beirute.
Peres
Segundo um funcionário do serviço de segurança libanês, o Hizbollah disparou 25 mísseis Katiucha contra o norte de Israel. O movimento afirma que foram lançados apenas sete.
Todos caíram em Kiryat Shmona, no momento em que o premiê israelense, Shimon Peres, fazia uma visita à cidade. Uma pessoa ficou ferida.
Explosão
Uma bomba explodiu do lado de fora do escritório do governo israelense em Jerusalém oriental, o lado árabe da cidade.
Apenas um carro foi danificado, informou a polícia. "Uma pequena bomba explodiu em frente ao prédio do Ministério do Interior israelense. Aparentemente, o artefato estava na sarjeta ", disse um porta-voz da polícia.
O prédio estava fechado por causa do feriado do Dia da Independência de Israel. Ninguém assumiu a autoria do atentado.

com agências internacionais

Texto Anterior: OLP renuncia à destruição de Israel
Próximo Texto: Impasse marca a negociação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.