São Paulo, sexta-feira, 26 de abril de 1996 |
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Professor decepciona
IRINEU FRANCO PERPETUO
Algo semelhante pode ser dito sobre o que acontece com o aprendizado musical no filme "Mr. Holland - Adorável Professor". A película afirma a importância do ensino de música não apenas para obter bons instrumentistas, mas para formar cidadãos. E seu maior mérito está na ênfase deste princípio banal, porém de aplicação cada vez mais difícil numa época em que a estreita ótica do "ensinar o que é útil" parece ser cada vez mais hegemônica. O diretor Stephen Herek está muito longe de ser um artesão, e produz um típico drama americano, cheio de clichês. Richard Dreyfuss foi indicado ao Oscar por sua atuação no papel de um compositor que entra num colégio, em 1968, e passa a dar aulas com o intuito de conseguir tempo para compor sua sinfonia. O filme mostra os 27 anos de sua experiência como professor, intercalando, no estilo "Forrest Gump", imagens da história dos Estados Unidos no período -com menção até à Guerra do Vietnã. A princípio entediado pela atividade educacional, o professor Holland toma gosto pela coisa e começa a introduzir métodos pouco ortodoxos, como o uso do rock'n'roll em sala de aula. Este conflito é tratado com a mesma superficialidade com que é tratada a surdez do filho de Holland, que se reconcilia com o pai sem ter jamais rompido com ele. Quando se decide que uma orquestra deve tocar mal, ela o faz de uma maneira a não deixar dúvidas a ninguém. E as canções de Lennon e Gershwin acabam tendo um peso muito maior que Bach e Beethoven, os únicos compositores "sérios" mencionados. Sem falar na trilha de Michael Kamen, de um kitsch que faz Michael Nyman soar sofisticado. É de Kamen a "Sinfonia Americana", obra da vida do professor Holland, que é apresentada no final. E acaba servindo com exatidão às intenções do diretor de sintetizar na música seu personagem superficial e decepcionante. Filme: Mr. Holland - Adorável Professor Produção: EUA, 1995 Direção: Stephen Herek Com: Richard Dreyfuss e Olympia Dukakiss Onde: hoje, no Ibirapuera 1 e circuito Texto Anterior: 'Underground' é irregular Próximo Texto: Branagh põe teatro no cinema Índice |
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