São Paulo, sexta-feira, 26 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor decepciona

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O escritor uruguaio Eduardo Galeano chamou a ação dos militares argentinos nas Ilhas Malvinas (em 1982) de "causa justa em mãos injustas".
Algo semelhante pode ser dito sobre o que acontece com o aprendizado musical no filme "Mr. Holland - Adorável Professor".
A película afirma a importância do ensino de música não apenas para obter bons instrumentistas, mas para formar cidadãos.
E seu maior mérito está na ênfase deste princípio banal, porém de aplicação cada vez mais difícil numa época em que a estreita ótica do "ensinar o que é útil" parece ser cada vez mais hegemônica.
O diretor Stephen Herek está muito longe de ser um artesão, e produz um típico drama americano, cheio de clichês.
Richard Dreyfuss foi indicado ao Oscar por sua atuação no papel de um compositor que entra num colégio, em 1968, e passa a dar aulas com o intuito de conseguir tempo para compor sua sinfonia.
O filme mostra os 27 anos de sua experiência como professor, intercalando, no estilo "Forrest Gump", imagens da história dos Estados Unidos no período -com menção até à Guerra do Vietnã.
A princípio entediado pela atividade educacional, o professor Holland toma gosto pela coisa e começa a introduzir métodos pouco ortodoxos, como o uso do rock'n'roll em sala de aula.
Este conflito é tratado com a mesma superficialidade com que é tratada a surdez do filho de Holland, que se reconcilia com o pai sem ter jamais rompido com ele.
Quando se decide que uma orquestra deve tocar mal, ela o faz de uma maneira a não deixar dúvidas a ninguém. E as canções de Lennon e Gershwin acabam tendo um peso muito maior que Bach e Beethoven, os únicos compositores "sérios" mencionados.
Sem falar na trilha de Michael Kamen, de um kitsch que faz Michael Nyman soar sofisticado.
É de Kamen a "Sinfonia Americana", obra da vida do professor Holland, que é apresentada no final. E acaba servindo com exatidão às intenções do diretor de sintetizar na música seu personagem superficial e decepcionante.

Filme: Mr. Holland - Adorável Professor
Produção: EUA, 1995 Direção: Stephen Herek
Com: Richard Dreyfuss e Olympia Dukakiss
Onde: hoje, no Ibirapuera 1 e circuito

Texto Anterior: 'Underground' é irregular
Próximo Texto: Branagh põe teatro no cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.