São Paulo, sexta-feira, 26 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gustavo's traz jeito de praia a São Paulo

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Mais um restaurante praiano chega a São Paulo. Desta vez vem de Angra dos Reis: é o Gustavo's, inaugurado este mês no Itaim.
A matriz do restaurante é na Ilha Grande, em Angra, e seu proprietário, Gustavo de Ávila, é quem inspira seus pratos.
Com dois sócios, Paulo de Almeida e Willy Ferreira, ele montou a casa de São Paulo num local de jeito praiano, com mesas de madeira sem toalha e peças de arte e antiguidade por todo o salão.
O ambiente é convidativo e o serviço ainda tropeça (são poucas semanas de prática). Gustavo recebe os clientes e percorre as mesas explicando os pratos.
Nos finais de semana o movimento é grande e a idéia é servir poucos clientes a cada dia (o restaurante só abre à noite).
Embora tenha também três opções de carne e frango, o Gustavo's se dedica aos frutos do mar. Serve um couvert atraente, entradas que vão do consomê de siri aos mais óbvios carpaccios (o de salmão é fatiado bem grosso), e pratos principais com algumas idéias tradicionais (postas de peixe na banana) e outras menos usuais (torta de ostras com creme de limão).
Há um toque brasileiro nos temperos, onde o coco às vezes domina demais. Ele aparece duas vezes no prato de manjar (de coco) com molho de mexilhões, camarões -e coco (pena que a temperatura do manjar, gelado, atrapalha a degustação dos pescados).
No bacalhau com tâmaras, o leite de coco também impera. Os sabores são mais equilibrados no camarão com funghi, vinho banco e purê de mandioquinha.
No conjunto é um cardápio com boas idéias, poucos vinhos, e que pode crescer havendo maior equilíbrio na execução.

Texto Anterior: "Belle de Jour" ganha cópia nova
Próximo Texto: Caminho das Índias 1; Caminho das Índias 2; Bronca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.