São Paulo, domingo, 28 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vôlei 'massacra' praticantes

SÉRGIO KRASELIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O vôlei é considerado o segundo esporte que mais lesões provoca nos atletas.
A afirmação é de Victor Matsudo, presidente do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (SP).
Representante dos países do Terceiro Mundo no Comitê Médico em Atlanta, Matsudo diz que estudos recentes realizados nos EUA provaram que o jogador de vôlei é um dos que mais sofre problemas físicos.
"Em primeiro lugar está a luta livre. No vôlei, ao saltar o jogador estimula suas articulações em sequência, à exaustão. A repetição em excesso provoca "overuse", que se traduz como lesão de superuso", explica Matsudo.
Segundo o médico, a sequência de lesões sofridas por um atleta de nível internacional, como Marcelo Negrão, faz surgir microtraumas.
Em resumo, o atleta começa a conviver com uma espécie de "câncer", que atinge tanto sua musculatura quanto seus ossos.
"De tanto forçar seu corpo para atingir o nível máximo de capacidade, o atleta vê reduzida sua longevidade no esporte, por ter atingido o limite de sua resistência."
Na avaliação do médico, além das lesões físicas, o atleta superexigido enfrenta também o que ele classifica de lesões psicológicas e sociais.
"Um jovem submetido a um supertreinamento deixa de fazer coisas comuns a sua idade. Se não for amparado, no futuro pode se tornar um adulto estressado."
(SK)

Texto Anterior: Seleção cura as 'bicheiras' dos atletas
Próximo Texto: Marcelo Negrão afirma que a dor já é parte de sua carreira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.