São Paulo, domingo, 28 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Gostaria de presentear minha irmã com uma planta de um sobrado, com três quartos. Ela tem um lote de 5 m x 16 m em um assentamento dos sem-tetos em São Paulo, denominado Vila Canaã."
Cleomar da Cunha, funcionário público - Santa Vitória - MG.
Resposta
"A proposta acima aproveita todo o terreno. São duas casas, uma em cada nível, com plantas idênticas e acessos independentes.
A casa 1 é térrea e tem acesso pelo lado direito do terreno, enquanto a casa 2 possui seu acesso por uma escada interna em alvenaria junto à entrada, do lado esquerdo. O espaço sob a escada pode ser ocupado por um armário.
As plantas apresentam sala ampla e cozinha americana com balcão para refeições. Três dormitórios de dimensões similares e um banheiro completam a obra.
Os espaços vazios foram criados para permitir melhores condições de ventilação e insolação. Podem ser aproveitados como área de serviço ou jardim interno.
A obra poderá ser executada com alvenaria autoportante, lajes pré-fabricadas e cobertura em telhado cerâmico. Os acabamentos em reboco e massa fina, com piso cerâmico, são opções econômicas.
As garagens devem apresentar gramado com caminhos feitos em blocos cerâmicos, permitindo a criação de um jardim."

Marcelo Katsuki, 28, é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Texto Anterior: Justiça para os mutuários!
Próximo Texto: Decoração pede iluminação correta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.