São Paulo, domingo, 28 de abril de 1996 |
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Decon sugere processar concessionária
FREE-LANCE PARA A FOLHA Irani Guedes Barros, delegado titular da 2ª Delegacia da Divisão de Crimes Contra a Economia Popular (Decon), diz que a responsabilidade pela troca de um carro é da concessionária, e não da fábrica.O proprietário da revenda Portofino (Fiat), Eduardo Sampaio Ramos, afirma o contrário: a responsabilidade é da montadora. "Nós apenas distribuímos e consertamos o carro", diz. Sampaio explica que a concessionária presta serviço para carros vendidos por outras revendas e que por isso não pode ser responsável pela troca do veículo. O delegado Barros sugere que as pessoas com problemas com as concessionárias entrem com um processo na justiça. "Elas devem se dirigir ao Decon com a documentação e a ficha técnica do veículo", diz o delegado. Comprovadas as idas, sem solução, do consumidor à revenda, a concessionária é intimada a trocar o carro. Caso ele se recuse, o veículo é submetido à perícia para caracterizar o erro de fabricação. O laudo é anexado ao processo e enviado ao Judiciário, que manda executar a troca. Todo o processo demora cerca de seis meses. Queixas A Fiat é líder entre as reclamações relacionadas ao setor automobilístico. Cerca de 70% das queixas recebidas pelo Decon sobre defeitos e não-entrega de veículo são contra a Fiat, com destaque para o Tipo. O Procon recebeu no ano passado 5.624 consultas e 340 reclamações relacionadas à venda de veículos. Cerca de 80% desse total diz respeito a carros zero. A Fiat também é líder em reclamações ao Procon: a montadora é responsável por 17,9% das queixas recebidas pelo órgão. Depois vêm VW (14,7%), GM (com 9,1%) e Ford (4,4%). Segundo a Fiat, o setor de atendimento a clientes está em reestruturação. Além disso, as concessionárias estão passando por treinamento e serão premiadas pela qualidade de atendimento. Para Rosane Nelsen, supervisora do Procon, o número de consultas e reclamações contra o setor automobilístico (5.964) é preocupante, pois juntando todas as outras empresas prestadoras de serviço, o total de queixas é de 5.251. Texto Anterior: Defeito grave obriga à troca do carro Próximo Texto: Como evitar problemas com o carro zero Índice |
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