São Paulo, domingo, 28 de abril de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Volvo 850 oferece luxo e segurança MARCELO TADEU LIA MARCELO TADEU LIA; JOSÉ ROBERTO A. CAMPOS; RENATO ROMIO
O design conservador, "quadradão" -típico da sueca Volvo -, pode originar um pensamento negativo sobre a Sportswagon (perua esportiva) 850 GLE: deve oferecer conforto de carro grande, mas desempenho fraco. Puro engano. O veículo oferece luxo de sobra, segurança tradicional da Volvo e desempenho surpreendente. No teste realizado pela Folha e pelo Instituto Mauá, a sportswagon acelerou de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos (veja números do teste no quadro abaixo) -bom para um carro desse porte. O câmbio automático, de quatro marchas, não tem espaço para a passividade do motorista. Pode-se intervir como quiser no modo de conduzir o carro: de forma econômica, esportiva ou até própria para o inverno (típico europeu, é claro) -o veículo sai lentamente, para não perder tração, caso o piso esteja escorregadio. Os freios a disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento), são eficientes e garantem freadas precisas, sem desvio de trajetória. Espaço Como boa perua, a 850 oferece muito espaço para bagagem. Segundo a Volvo, há capacidade para 1.890 litros (com os bancos rebatidos e carga até o teto). O acesso ao porta-malas pode ser feito por dentro do veículo, através de abertura no banco traseiro. Para quem dirige a perua, os controles ficam próximos às mãos, e o painel tem ótima visualização. Com os vidros fechados, e mesmo com o ar-condicionado ligado, o silêncio é quase total. Contribui para o conforto o equipamento de som, com rádio e toca-fitas, próprio para os carros Volvo -são seis alto-falantes originais. O ar-condicionado tem sistema de climatização que permite a regulagem de temperatura independente, para motorista e passageiro da frente. Segurança Em todo o mundo, veículo Volvo é sinônimo de segurança. Com a sportswagon não é diferente. Começam pelos reforços laterais na lataria e cintos de segurança com pré-tensionador (prende com maior firmeza os ocupantes ao banco em caso de colisão). A perua 850 tem duplo airbag (bolsas que se inflam em caso de acidente), para motorista e passageiro da frente. Há, ainda, sidebags (protegem os ocupantes em colisões laterais), instalados no encosto dos bancos dianteiros. Para transportar crianças com máxima segurança, a Volvo oferece uma solução original. Há um assento para elas, acoplado ao descansa-braço do banco traseiro. Colaboraram José Roberto A. Campos e Renato Romio, engenheiros mecânicos da Divisão Técnica de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia. Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: Kart com dois motores fica bem mais rápido Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |