São Paulo, domingo, 28 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volvo 850 oferece luxo e segurança

MARCELO TADEU LIA

MARCELO TADEU LIA; JOSÉ ROBERTO A. CAMPOS; RENATO ROMIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Desempenho é satisfatório

O design conservador, "quadradão" -típico da sueca Volvo -, pode originar um pensamento negativo sobre a Sportswagon (perua esportiva) 850 GLE: deve oferecer conforto de carro grande, mas desempenho fraco. Puro engano.
O veículo oferece luxo de sobra, segurança tradicional da Volvo e desempenho surpreendente.
No teste realizado pela Folha e pelo Instituto Mauá, a sportswagon acelerou de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos (veja números do teste no quadro abaixo) -bom para um carro desse porte.
O câmbio automático, de quatro marchas, não tem espaço para a passividade do motorista.
Pode-se intervir como quiser no modo de conduzir o carro: de forma econômica, esportiva ou até própria para o inverno (típico europeu, é claro) -o veículo sai lentamente, para não perder tração, caso o piso esteja escorregadio.
Os freios a disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento), são eficientes e garantem freadas precisas, sem desvio de trajetória.
Espaço Como boa perua, a 850 oferece muito espaço para bagagem. Segundo a Volvo, há capacidade para 1.890 litros (com os bancos rebatidos e carga até o teto).
O acesso ao porta-malas pode ser feito por dentro do veículo, através de abertura no banco traseiro.
Para quem dirige a perua, os controles ficam próximos às mãos, e o painel tem ótima visualização.
Com os vidros fechados, e mesmo com o ar-condicionado ligado, o silêncio é quase total.
Contribui para o conforto o equipamento de som, com rádio e toca-fitas, próprio para os carros Volvo -são seis alto-falantes originais.
O ar-condicionado tem sistema de climatização que permite a regulagem de temperatura independente, para motorista e passageiro da frente.
Segurança
Em todo o mundo, veículo Volvo é sinônimo de segurança. Com a sportswagon não é diferente.
Começam pelos reforços laterais na lataria e cintos de segurança com pré-tensionador (prende com maior firmeza os ocupantes ao banco em caso de colisão).
A perua 850 tem duplo airbag (bolsas que se inflam em caso de acidente), para motorista e passageiro da frente. Há, ainda, sidebags (protegem os ocupantes em colisões laterais), instalados no encosto dos bancos dianteiros.
Para transportar crianças com máxima segurança, a Volvo oferece uma solução original. Há um assento para elas, acoplado ao descansa-braço do banco traseiro.

Colaboraram José Roberto A. Campos e Renato Romio, engenheiros mecânicos da Divisão Técnica de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Kart com dois motores fica bem mais rápido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.