São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Matte Leão investe em marketing em SP

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

Depois de conquistar o verão carioca com os mates em copinho, principalmente o de sabor diet, o Matte Leão vai investir parte de sua verba de marketing até o final do ano para tentar mudar a mentalidade do paulista em relação ao seu produto.
Ao contrário do Rio, onde o copinho de 300 mililitros é muito consumido nas praias, lanchonetes e academias de ginástica, em São Paulo, a tradição é levar o mate para preparar e beber em casa.
"Estamos fazendo um trabalho de mudança cultural", diz Eugênio Torres, do Matte Leão, que completa 95 anos no mês que vem.
O chá a granel (seco) ainda é o carro-chefe da empresa, mas "o crescimento do 'ready to drink' é assustador", diz Torres.
Faturamento
A empresa faturou R$ 53 milhões no ano passado, um crescimento de 35% em relação a 1994.
Para isso, ajudou muito o lançamento de um produto que, por enquanto, é exclusivo do Matte Leão, o diet, nos sabores natural e limão.
O Matte Leão conseguiu revolucionar o mercado de mates e chás "ready to drink" em 1992, quando desenvolveu uma tecnologia para que pudesse transportar o produto sem caminhões refrigerados, o que barateou os custos. Naquele ano, triplicou o consumo.
Agora, o Matte Leão reforça sua campanha de marketing para fixar uma imagem de juventude para seu produto.
Para isso, lançou o slogan "Olha o mate, mate leão", uma imitação do que gritavam os vendedores de mate na praia, em precários copinhos de papel.
Os vendedores, que carregavam dois tonéis de metal, um com mate e outro com limonada, gritavam: "Olha o mate, mate e limão".
Hoje, os tonéis sumiram da praia. Só se vêem copinhos do Matte Leão.
No ano passado, também auxiliou no incremento das vendas o lançamento da embalagem pet de 1,5 litro, para consumo familiar.
Para isso, foram gastos US$ 5 milhões em equipamentos.
O Matte Leão também está entrando no ramo de guaraná não gaseificado.
"Mantemos nossa filosofia de produtos naturais", diz Torres.
(FPN)

Texto Anterior: Parmalat prepara lançamentos no setor
Próximo Texto: Feira recebe 100 mil no final de semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.