São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 1996 |
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Matte Leão investe em marketing em SP
FERNANDO PAULINO NETO
Ao contrário do Rio, onde o copinho de 300 mililitros é muito consumido nas praias, lanchonetes e academias de ginástica, em São Paulo, a tradição é levar o mate para preparar e beber em casa. "Estamos fazendo um trabalho de mudança cultural", diz Eugênio Torres, do Matte Leão, que completa 95 anos no mês que vem. O chá a granel (seco) ainda é o carro-chefe da empresa, mas "o crescimento do 'ready to drink' é assustador", diz Torres. Faturamento A empresa faturou R$ 53 milhões no ano passado, um crescimento de 35% em relação a 1994. Para isso, ajudou muito o lançamento de um produto que, por enquanto, é exclusivo do Matte Leão, o diet, nos sabores natural e limão. O Matte Leão conseguiu revolucionar o mercado de mates e chás "ready to drink" em 1992, quando desenvolveu uma tecnologia para que pudesse transportar o produto sem caminhões refrigerados, o que barateou os custos. Naquele ano, triplicou o consumo. Agora, o Matte Leão reforça sua campanha de marketing para fixar uma imagem de juventude para seu produto. Para isso, lançou o slogan "Olha o mate, mate leão", uma imitação do que gritavam os vendedores de mate na praia, em precários copinhos de papel. Os vendedores, que carregavam dois tonéis de metal, um com mate e outro com limonada, gritavam: "Olha o mate, mate e limão". Hoje, os tonéis sumiram da praia. Só se vêem copinhos do Matte Leão. No ano passado, também auxiliou no incremento das vendas o lançamento da embalagem pet de 1,5 litro, para consumo familiar. Para isso, foram gastos US$ 5 milhões em equipamentos. O Matte Leão também está entrando no ramo de guaraná não gaseificado. "Mantemos nossa filosofia de produtos naturais", diz Torres. (FPN) Texto Anterior: Parmalat prepara lançamentos no setor Próximo Texto: Feira recebe 100 mil no final de semana Índice |
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