São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Fogo cruzado; Curto-circuito; O naufrágio 2; Fechando o cerco; Exemplo de cima; Base rebelde; Carapintadas; Ilustre desconhecido; Queda livre; Apuração suspeita; Controle da polícia; Palavra presidencial; Começo de namoro; Dilema tucano; Luta de classes; Casamento à vista

Fogo cruzado
Luiz Carlos Santos (Assuntos Políticos) quer abortar a proposta de plebiscito sobre reeleição. Acha que atrapalha as reformas e a eleição municipal -pré-requisitos para que a idéia prospere.

Curto-circuito
Esperidião Amin (PPB-SC) bombardeia a idéia de se fazer um plebiscito sobre reeleição, como querem PFL e PSDB. Acha que isso pode melar a reforma ministerial. Adversários do PPB dizem que é choradeira para obter mais cargos no governo.

O naufrágio 2
Amin brinca sobre a volta do tema reeleição: "Será que baixou um novo espírito argentino no presidente?". Ao propor a idéia em Buenos Aires, FHC uniu Itamar, Sarney, Lula e Brizola. Parece que não aprendeu.

Fechando o cerco
Na articulação do novo ministério, o Planalto deixou claro que espera mais do que a aprovação do Congresso às reformas. Quer a reeleição de FHC. E só. Descarta a possibilidade para prefeitos e governadores.

Exemplo de cima
No Planalto, a reeleição de governador nunca foi levada muito a sério. Exemplo: José Serra (Planejamento), que esnoba a prefeitura paulistana, só fala na reeleição de FHC e na sua candidatura ao Bandeirantes. Só falta combinar com Mário Covas.

Base rebelde
A mudança no ministério agitou, mas não mudou a posição da bancada ruralista: não há a menor chance de ela vir a apoiar medidas para a reforma agrária como o rito sumário nas desapropriações de terra.

Carapintadas
Entidades da sociedade civil marcaram reunião para 7 de maio a fim de discutir a volta do "Movimento pela Ética na Política", que existiu no Collorgate. A idéia é bancada pela Cives, entidade empresarial ligada ao PT.

Ilustre desconhecido
A Comissão de Desaparecidos Políticos vai às embaixadas para tentar descobrir a nacionalidade de Miguel Sabato Unuet, morto em 1973. Foi enterrado no cemitério de Perus, em São Paulo. Sua família será indenizada.

Queda livre
Andrade Vieira perdeu a Agricultura e o comando do PTB. Os dois ministros do partido no governo são ligados ao ex-governador Hélio Garcia (MG). Até Dorothea Werneck apitou mais na escolha do que o ex-ministro.

Apuração suspeita
A comitiva de Nelson Jobim, que esteve ontem em Marabá (PA), acha decepcionante o inquérito sobre o massacre dos sem-terra. Mais uma vez, o corporativismo da Polícia Militar produz uma peça de ficção.

Controle da polícia
O Plano Nacional de Direitos Humanos, que deverá ser lançado em 13 de maio, incentivará a criação de ombudsman de polícia nos Estados. Também será tipificado o crime de tortura e criminalizado o porte de arma.

Palavra presidencial
FHC prometeu, reunido no sábado com líderes de direitos humanos, empenho para aprovar projeto que transfere crimes de PMs à Justiça comum. Sua base no Congresso emperra a idéia.

Começo de namoro
Erundina e Mercadante se encontraram na sexta passada pela primeira vez desde a prévia. Tema: vice-candidatura à prefeitura paulistana pelo PT. Ele recusou, mas o grupo de Erundina acha que foi quebrado o gelo.

Dilema tucano
Ao sugerir consulta ao PSDB paulistano para escolher o candidato a prefeito, Covas empurra a decisão para o nome de Walter Feldman. José Aníbal tem três pedras no caminho: Serra, Serjão e Geraldo Alckmin.

Luta de classes
O PFL articula nome próprio para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte. É Clésio Andrade, suplente do senador Francelino Pereira e presidente da Confederação Nacional dos Transportes.

Casamento à vista
O PT de Londrina (PR), que escolheu Paulo Bernardo candidato a prefeito, deve fazer aliança com o PMDB, dando-lhe o cargo de vice na disputa de outubro.

TIROTEIO
De Esperidião Amin (PPB-SC), sobre o plebiscito para aprovar a reeleição de FHC:
- Só loucos podem apresentar isso agora. É um fator de perturbação para votar as reformas.

Próximo Texto: Convite sedutor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.