São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Convite sedutor

O crítico literário Agripino Grieco nunca quis entrar na Academia Brasileira de Letras. Na década de 50, Grieco recusou vários convites.
Um dia recebeu uma carta do então prefeito de Duque Caxias, Tenório Cavalcanti, famoso por andar acompanhado de uma metralhadora carinhosamente chamada de "Lurdinha".
Tenório Calvacanti controlava Duque de Caxias com mão de ferro. Ele envolveu-se em conflitos que resultaram na morte de vários adversários.
Na carta a Grieco, Tenório Cavalcanti fazia um convite ao crítico literário para entrar na Academia de Letras de Duque de Caxias. Grieco achou melhor não recusar.
Após receber a honraria, um amigo brincou:
- Grieco, agora você é imortal por duas vezes.
Agripino Grieco não entendeu.
- Primeiro, pela academia. E segundo, por sair vivo de Duque de Caxias - disse o amigo.

Texto Anterior: Fogo cruzado; Curto-circuito; O naufrágio 2; Fechando o cerco; Exemplo de cima; Base rebelde; Carapintadas; Ilustre desconhecido; Queda livre; Apuração suspeita; Controle da polícia; Palavra presidencial; Começo de namoro; Dilema tucano; Luta de classes; Casamento à vista
Próximo Texto: Governistas acham que vão reduzir a dissidência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.