São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Há 430 mil em morros

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Cerca de um terço da população de Recife -ou 430 mil pessoas- mora nos morros localizados na periferia, principalmente na zona norte da cidade.
A informação é da URB (Empresa de Urbanização), órgão ligado à prefeitura e responsável pelas obras de contenção de deslizamentos realizadas na capital.
Segundo o presidente da empresa, Luiz Alexandre Almeida, 43, a URB já constatou riscos de desmoronamento em cerca de 5.700 pontos.
Em 4.200 deles foi realizado algum tipo de intervenção. "Já trabalhamos em 113 áreas", afirmou Almeida. Outros 1.500 locais considerados "de risco", segundo ele, serão atendidos ainda este ano.
A prefeitura, diz o presidente da URB, investiu nos últimos três anos R$ 32 milhões em obras nas encostas. "O valor equivale ao de 13 viadutos", afirmou.
Habitat 2
O projeto de contenção de deslizamentos é um dos três desenvolvidos em Pernambuco que representarão o Estado na reunião de cúpula das cidades, o Habitat 2, a ser realizado em junho em Istambul (Turquia).
O projeto mostra o processo de participação popular no planejamento, realização e fiscalização das obras nas regiões de morro de Recife.
Foram organizados mutirões e criadas "brigadas dos morros", formadas por moradores orientados a difundir nas próprias comunidades os cuidados preventivos.
Para a URB, a segurança de moradores dessas áreas não depende só de obras, mas de mudanças na ocupação de espaços e de intervenção do poder público.

Texto Anterior: Chuva mata 38 pessoas em Pernambuco
Próximo Texto: Vigilante perde casa e a filha de 12 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.