São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Alemanha terá ano ruim'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os seis principais institutos de pesquisas econômicas da Alemanha prevêem crescimento de 0,75% para o país este ano.
O desemprego, que em março chegou ao recorde dos últimos 50 anos (10,8%), deve permanecer ao redor de 10,1% em 96, dizem os institutos.
Segundo o estudo, a taxa não vai descer abaixo de 10% nem sequer em 97.
O principal fator da recessão alemã é o fraco ritmo de recuperação da ex-Alemanha oriental.
As causas, segundo o informe, são os altos custos trabalhistas e a (mais do que esperada) ineficiente estrutura produtiva da região.
O informe foi produzido em conjunto pelo Instituto Alemão de Pesquisa Econômica de Berlim; seus equivalentes de Hamburgo, Halle e Munique; Instituto de Economia Global de Kiel e Instituto de Pesquisa Econômica da Vestfália.
Pessimismo
Ontem, além do informe dos institutos econômicos, assessores do chanceler Helmut Kohl também contestaram as previsões do governo de que o país vai crescer 1,5% este ano.
O grupo de assessores independentes, conhecido como "os cinco sábios", disse que o país crescerá somente 0,5% em 96, porém se recuperará em 97.
Em 95 a Alemanha registrou crescimento de 1,9% e, em 94, de 2,9% .

Texto Anterior: Credit Foncier perde US$ 2,1 bi em 95; A chilena Iansa investe US$ 25 mi no Brasil; Pobreza atinge 76% dos venezuelanos; 'Grandes' argentinas lucram, apesar da crise
Próximo Texto: Controle da Lacta muda de mãos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.