São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Freddy Cole descobre "Manhã de Carnaval"

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

O pianista e cantor de jazz Freddy Cole, 64, volta ao Brasil pela sexta vez para apresentar hoje e amanhã, no Bourbon Street Music Club, o show de lançamento do CD "Circle of Love", que chega ao Brasil em setembro.
Desta vez, o cantor norte-americano traz uma surpresa: a versão em inglês para "Manhã de Carnaval", de Luiz Bonfá e Antonio Maria.
"Conheci esta canção em uma de minhas vindas ao país. Tive acesso a algumas versões em inglês para a música, e a que canto é próxima do estilo original brasileiro."
Amigo do maestro Tom Jobim e admirador da MPB, Cole não descarta improvisar alguma outra canção brasileira nas apresentações de hoje e amanhã.
Seu show em São Paulo terá duração de cerca de uma hora. Ele estará ao piano, acompanhado de dois músicos, Tom Hubbard, no baixo acústico, e Jerry Byrd, na guitarra.
Nesta turnê, Cole também cantará músicas do álbum "Always", seu último lançado no Brasil -que inclui versão para o clássico "Isn't She Lovely", de Stevie Wonder-, além de um "pot-pourri" em homenagem a seu irmão, Nat King Cole, com "Monalisa" e "Unforgetable".
Jazz romântico
Freddy Cole diz que canta para as pessoas que sabem ouvir e amar, não importando se a música é jazz, balada ou pop.
Seu estilo é jazz romântico e seus CDs, na maior parte das vezes, têm músicas de compositores diversos e suas próprias composições.
"Gosto tanto de compor como de cantar versões das músicas que aprecio. Se tenho uma versão melhor do que a gravação original, não reluto em regravá-la. Não sou egoísta a ponto de querer cantar e mostrar apenas minha própria música."
Filho de um pastor batista de Chicago e de uma pianista que comandava o coro da igreja, Cole teve também influência do irmão Nat para iniciar sua carreira musical. "São tantos anos de carreira que perdi a conta", brinca.
Freddy consolidou sua formação musical no New England Conservatory e também nas apresentações que fez com os gigantes do jazz nos anos 50, em Nova York. Sua maior influência é Billie Holiday. "É uma das minhas favoritas de todos os tempos."
Megaturnê
Cole está em meio a uma megaturnê mundial. Já levou este show ao Japão, Dinamarca, Inglaterra, e ficará até dia 16 de maio no Brasil.
Em sua agenda estão Santos, dia 2, Niterói, dia 3, Sorocaba, dia 4, além de Goiânia (8), Brasília (9), Belo Horizonte (10), Maceió (11 e 12) e Petrópolis (16).
Depois, se apresenta alguns dias nos EUA e na Europa. "É ótimo poder tocar em todas as partes do mundo."

Show: Freddy Cole Trio
Onde: Bourbon Street Music Club (r. dos Chanés, 127, Moema, tel. 5561-1643)
Quando: hoje e amanhã, às 21h45

Texto Anterior: Folha e PUC promovem debate sobre 'O Feminino'
Próximo Texto: Cantor comemora aniversário em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.