São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Independence Day" traz ETs ferozes

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Discos voadores gigantes pairando sobre o céu das cidades mais importantes do mundo e com um único objetivo: destruir prédios, parques e, principalmente, qualquer coisa com vida.
Essa é a história de "Independence Day", novo filme da dupla de roteiristas e produtores Roland Emmerich e Dean Devlin, que promete ser o maior lançamento do verão de 1996 nos EUA.
"Independence Day" tem data de lançamento prevista nos EUA para 3 de julho, véspera das comemorações do Dia de Independência. No Brasil, ainda não há previsão de lançamento.
Bill Pullman (de "Enquanto Você Dormia") faz o papel do presidente dos EUA, transformado da noite para o dia em comandante geral da resistência terrestre contra a invasão alienígena.
Parte das melhores cenas do filme acontece logo no início de "Independence Day", quando as enormes naves extra-terrestres invadem o céu de Washington e Nova York, cobrindo as duas cidades com uma sombra assustadora e provocando muita confusão.
Para conseguir o efeito desejado, Emmerich (que além de produtor e co-roteirista também dirige o filme) filmou as confusões causadas pela chegada dos ETs em Manhattan e só acrescentou a imagem da nave mais tarde, utilizando recursos de computação gráfica.
Depois de gravar as cenas em Nova York, a equipe se mudou para Wendover (Utah), região desértica que serve de base militar e onde foram filmadas as cenas em que os caças norte-americanos perseguem e travam suas batalhas decisivas contra os alienígenas.
Em dezembro passado, a equipe finalmente foi para Los Angeles, onde toda a parte de retoques e efeitos especiais começou a ser acrescentada ao filme.
Além de Bill Pullman, participam de "Independence Day" Jeff Goldblum (de "O Parque dos Dinossauros") e Will Smith, ator famoso nos EUA pelas séries de TV e pelos sucessos de rap.
Alemão
Emmerich, o diretor, é considerado um dos maiores talentos da nova safra de cineastas de Hollywood. Ele acaba de assinar com a Tristar Pictures para dirigir uma versão para o cinema do monstro Godzilla, sucesso de série de TV na década de 1970.
Nascido na Alemanha, Emmerich estudou cinema em Munique e começou sua carreira com o pé direito no Festival de Berlim de 1984. Ele inscreveu no festival a ficção "The Noah's Ark Principle", que havia filmado como trabalho final de curso na faculdade. Apesar de não levar nenhum prêmio, terminou se transformando num dos destaques, vendendo seu filme de estréia para mais de 20 países.

Texto Anterior: Aprille Millo vem ao 27º Festival
Próximo Texto: Idéia de roteiro nasceu em entrevista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.