São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idéia de roteiro nasceu em entrevista

DA REPORTAGEM LOCAL

O alemão Roland Emmerich e o norte-americano Dean Devlin são apontados como "esperança" do ressurgimento dos épicos de ficção científica e dos filmes-catástrofe nos EUA.
Juntos, eles escreveram o roteiro e produziram "Stargate", filme estrelado por Kurt Russel e James Spader, que surpreendeu a crítica norte-americana pelo sucesso que fez em 1994.
Segundo Devlin, a razão do sucesso de "Stargate" foi a paixão que ele e Emmerich sempre tiveram pelo gênero.
"Roland e eu éramos fãs dos filmes de desastre dos anos 70 e vivíamos comentando como era uma pena que o gênero estivesse desaparecendo", disse Devlin à Folha. Das lamentações à decisão de recriar o gênero foi um pulo.
A idéia de fazer um filme sobre a invasão de alienígenas surgiu durante uma coletiva para a imprensa para a divulgação de "Stargate".
Uma repórter perguntou a Emmerich se ele acreditava em extra-terrestres e o diretor disse que não. A repórter ficou indignada e perguntou como é que ele havia escrito um filme como "Stargate" sem acreditar em aliens.
Emmerich argumentou que, apesar de não acreditar em criaturas de outros planetas, acreditava na fantasia, na possibilidade de que um dia acordasse e houvesse um disco voador pairando sobre cada uma das principais cidades do mundo.
"A idéia do roteiro de 'Independence Day' saiu daquela coletiva. Emmerich veio em minha direção e disse que nós deveríamos começar a trabalhar imediatamente, porque ele já havia descoberto o tema do nosso próximo filme."
Segundo Devlin, para fazer o gênero de filmes-catástrofe renascer com êxito era preciso conseguir um roteiro que interessasse a diferentes culturas e faixas etárias.

Texto Anterior: "Independence Day" traz ETs ferozes
Próximo Texto: Videoinstalação de Éder Santos é exibida na Holanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.