São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção incluiu mais de 500 figurantes

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Talvez por prezar muito o profissionalismo dos norte-americanos, com quem estudou, Mara Mourão resolveu estrear no longa com um filme de produção complicada.
Além dos quatro protagonistas e meia-dúzia de coadjuvantes, "Alô?" conta com 67 atores com falas e mais de 500 figurantes.
"É um filme metido a besta, com cara de filme de grande orçamento", diz a cineasta. Segundo ela, a direção de arte (de Tulé Peake) e os figurinos (de Sandra Fukelman) tiraram leite de pedra, aparentando uma riqueza que não existiu.
Mas o mais complicado foi filmar as cenas externas. Havia quatro núcleos: uma butique cenográfica na rua Melo Alves (nos Jardins), um apartamento construído em estúdio, ruas dos Jardins e algumas estradas das regiões de Embu e Taubaté.
"As filmagens foram uma loucura", conta Mara Mourão. "Um dia paramos o trânsito da Paulista para rodar uma cena e fomos xingados por todo mundo."
Ônibus alugado
A produção alugou também um ônibus urbano, em que o personagem do executivo (vivido por Herbert Richers Jr.) vai parar, com seu terno chique e seu telefone celular, depois que seu carro quebra.
"É uma das cenas mais engraçadas do filme", diz Mara Mourão, "mas foi também uma das mais complicadas de filmar".
A cineasta, que dirige comerciais para a produtora Jodaf, diz que sua experiência no cinema publicitário ajudou-a a levar a cabo uma filmagem tão "encardida", como a define a produtora Sara Silveira.
"Na publicidade eu faço quatro filmes por mês. São quatro luzes, quatro cenários, quatro elencos diferentes. É um superaprendizado", afirma a diretora.
Seu currículo na publicidade inclui comerciais para a Brastemp, a Fiat e a Visconti. Para esta última, fez um de seus filmes favoritos, o do panetone dentro do aquário, que foi ao ar no último Natal.
Mara Mourão acredita que o cinema brasileiro está entrando numa fase boa, com oferta de filmes para todos os gostos. Preparada para a competição, ela já está escrevendo um novo argumento, sobre o qual só diz que é uma comédia "mais séria" sobre mulheres.

Texto Anterior: Estreante faz neochanchada sobre o 'jeitinho'
Próximo Texto: Show reúne 'sabores' brasileiro e indiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.