São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estreante faz neochanchada sobre o 'jeitinho'

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem está sentindo falta de uma comédia cinematográfica rasgada não perde por esperar. Vem aí no segundo semestre "Alô?", definido por sua diretora, Mara Mourão, 36, como uma "neochanchada sobre o jeitinho brasileiro".
O filme, primeiro longa-metragem da cineasta, narra um dia na vida de quatro picaretas: um executivo do ramo imobiliário (Herbert Richers Jr.), uma dona de butique (Betty Lago), uma empregada doméstica (Myrian Muniz) e um estelionatário (Wellington Nogueira).
Por uma série de coincidências, uns acabam atrapalhando os golpes dos outros. Como o título sugere, o telefone acaba tendo um papel importante na confusão.
As filmagens terminaram há duas semanas. Agora o filme está entrando em fase de montagem e finalização.
"Alô?" marca a estréia no cinema da modelo Betty Lago, e a volta às telas da veterana Myrian Muniz, depois de décadas de ausência.
"Fiquei muito feliz com o elenco", diz Mara Mourão. "A Myrian Muniz dizia não a todas as propostas para fazer cinema, mas consegui convencê-la graças ao personagem, que criei para ela."
Mara escreveu o roteiro em parceria com o ator Wellington Nogueira (um dos protagonistas de "Sábado", de Ugo Giorgetti).
Diretora de comerciais ("Já fiz mais de cem"), Mara Mourão estudou cinema na Universidade de Nova York, onde realizou os curtas-metragens "Impressions" e "Focusing". Seu vídeo "À Meia-Noite" foi premiado no Festival de Vídeo de Tóquio.
Para dar uma idéia do que pretende com seu filme, ela diz que é "uma mistura de 'Depois de Horas' com 'Short Cuts"'.
Gosto eclético
"Meu gosto é eclético ao extremo, vai de Fellini a Tarantino, passando por Scorsese e Woody Allen", diz a cineasta.
As filmagens de "Alô?", parcialmente realizadas em estúdio e parcialmente nas ruas dos Jardins, consumiram R$ 600 mil, provenientes da iniciativa privada por meio das leis de incentivo fiscal. Agora a produção está à cata de mais R$ 300 mil no mercado de capitais para garantir a finalização.
A equipe técnica é de primeira. A produção executiva está a cargo da tarimbada Sara Silveira, responsável por mais de 20 longas-metragens, entre eles o último de Carlos Reichenbach ("Alma Corsária") e o próximo de Guilherme de Almeida Prado ("A Hora Mágica").
A direção de fotografia é de José Tadeu Ribeiro, um dos mais inventivos fotógrafos do país, parceiro, entre outros, de Julio Bressane. O filme está sendo revelado nos Estados Unidos e deverá ser editado eletronicamente.
Mara Mourão espera lançar "Alô?" até outubro, a tempo de participar do Festival de Toronto. Ela está otimista com relação à performance do filme no mercado brasileiro.
"Há muito tempo não existe uma comédia brasileira de verdade. Existem filmes com momentos engraçados, mas o meu é diferente. Se tudo der certo, o público vai rir o tempo todo."

Texto Anterior: O presidente deita no divã do psicanalista
Próximo Texto: Produção incluiu mais de 500 figurantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.