São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Samper perde seu ministro da Fazenda

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ministro da Fazenda da Colômbia, Guillermo Perry Rubio, pediu demissão devido à crise do país. Na carta em que fez o pedido, datada de sábado e divulgada ontem, Perry disse que renunciaria assim que o presidente Ernesto Samper achasse necessário.
O presidente anunciou na tarde de ontem que aceita a renúncia do ministro. Perry foi o arquiteto do programa social do atual governo e é um dos ministros mais próximos de Samper.
O ministro disse que não tinha condições de permanecer no governo em meio à atual crise política do país.
O presidente Samper está sendo investigado por suspeita de ter recebido financiamento do narcotráfico na campanha eleitoral de 1994. Perry, ao contrário de outros membros do gabinete, não foi envolvido nas denúncias.
Na carta de renúncia, ele defende a gestão econômica do governo -encabeçada por ele mesmo- e afirma que irá assumir a defesa política do governo.
Analistas consideraram a atitude estranha, pois Perry é considerado um técnico sem atuação política.
Vários políticos acham que ele tenta desvincular sua imagem do governo de Samper, cada vez mais impopular, para preservar sua imagem pública.
O presidente disse que convidou José Antonio Ocampo, ex-ministro da Agricultura, para assumir o cargo. Ele reconheceu "a importante função " de Perry ao definir a política econômica do governo.
Reunião
O anúncio da renúncia de Perry foi feito no mesmo dia em que Samper receberia os representantes das 15 associações empresariais mais importantes da Colômbia. Esperava-se que eles pedissem, em conjunto, a renúncia de Samper.
A comissão da Câmara que investiga denúncias de envolvimento de Samper com o narcotráfico também começou a redigir ontem suas conclusões. A comissão pode recomendar que ele seja acusado formalmente ou arquivar o caso.

Próximo Texto: Kennedy se recusou a negociar com 'Che'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.