São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kennedy se recusou a negociar com 'Che'

Cuba propôs paz com EUA, diz jornal

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O presidente John Kennedy recusou uma proposta de paz entre Cuba e EUA feita pelo líder revolucionário Ernesto "Che" Guevara em agosto de 1961, pouco depois de frustrada invasão de Cuba por exilados.
A revelação foi feita ontem pelo jornal norte-americano "The Miami Herald", com base em documentos secretos do governo dos EUA tornados públicos na semana passada.
Richard Goodwin, assessor especial de Kennedy, enviou memorando ao presidente no qual afirma ter sido abordado por Guevara durante coquetel em Montevidéu, Uruguai.
Segundo Goodwin, Guevara lhe disse que o governo cubano estava pronto para romper sua aliança com a ex-União Soviética, pagar por propriedades americanas confiscadas em Cuba e parar de exportar a revolução na América Latina em troca da paz com os EUA.
Kennedy recusou a proposta por sugestão de Goodwin, que o aconselhou a aumentar a pressão sobre Cuba para não parecer fraco.

Texto Anterior: Samper perde seu ministro da Fazenda
Próximo Texto: Bomba explode em prefeitura nos EUA; Kohl come carne em visita ao Reino Unido; Russos começam suas campanhas em jornais; Índia anula votação em 445 sessões eleitorais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.