São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Índice

China prepara mais exercícios militares

Manobras visam Taiwan

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

A China vai realizar exercícios militares no fim de maio, arquitetados para intimidar Taiwan na época da posse do presidente, Lee Teng-hui. A informação foi publicada ontem pelo "Sing Tao", jornal independente de Hong Kong.
A posse de Lee Teng-hui como presidente de Taiwan está marcada para 20 de maio. Taiwan disse ontem que não tinha informações para confirmar a reportagem e afirmou ainda não ter verificado movimento de tropas chinesas.
Em março, a China realizou exercícios militares com o objetivo de intimidar Taiwan e enfraquecer a candidatura de Lee Teng-hui
a reeleição. Lee Teng-hui, no entanto, venceu a eleição de 23 de março com 54% dos votos. Com as manobras militares, a região viveu sua pior crise desde os anos 50.
A tensão diminuiu neste mês, mas China e Taiwan não retomaram o diálogo iniciado em 1993 e suspenso em 1995, quando o governo chinês intensificou suas acusações sobre a suposta estratégia de Lee Teng-hui de afastar Taiwan de Pequim.

Texto Anterior: Clinton quer manter depoimento em sigilo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.