São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Austrália deve aumentar o controle de armas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Por causa do massacre ocorrido em Port Arthur, o premiê da Austrália, John Howard, convocou uma reunião para a semana que vem para tornar mais severo o controle de armas no país.
As leis australianas permitem acesso a armas de diversos tipos, incluindo metralhadoras em algumas áreas.
"Lá (na Tasmânia) você pode adquirir metralhadoras automáticas se declarar que é um colecionador. Qualquer um pode comprar uma arma semi-automática", disse Simon Chapman, membro do Comitê para Controle de Armas do Estado da Nova Gales do Sul.
O premiê australiano, que participou ontem de uma cerimônia em homenagem às vítimas do massacre em Canberra, disse que o incidente levantou questões sobre a violência na sociedade australiana.
"Temos que nos questionar sobre a cultura da violência que talvez tenha originado um evento destes", disse Howard, que irá hoje a Port Arthur.
Esforços anteriores do governo federal para aumentar o controle de armas esbarraram no fato de a legislação sobre o assunto ser de competência dos Estados.

Texto Anterior: Identificado suspeito de matar 34
Próximo Texto: Ex-diretor da CIA desaparece em rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.