São Paulo, quarta-feira, 1 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas chuvas obrigam o agricultor a fazer irrigação

ORIVALDO BRUNINI
ESPECIAL PARA A FOLHA

A passagem de uma frente fria sobre o Estado de São Paulo na semana passada não foi acompanhada de chuvas suficientes para recuperar as reservas hídricas do solo.
É necessária a irrigação, principalmente para as culturas em fase inicial de desenvolvimento, como feijão, ervilha, milho, trigo e batata, entre outras.
Práticas culturais como capinas e tratos culturais apresentaram condições favoráveis a razoáveis na maioria das localidades.
A queda da temperatura do ar favoreceu a infestação de patógenos.
Houve a formação de molhamento sobre as plantas durante algumas horas da madrugada e a temperatura do ar oscilou entre 33 e 10 graus Celsius.
O período propicia o plantio das safras da seca, como aveia, feijão e leguminosa, a não ser que o agricultor possua sistema de irrigação.

Texto Anterior: Permanência; Dobradinha; Sem dinheiro; Lançamentos; Informática no campo; Colheita mecânica; Em teste; Custo menor; Bóia-fria; Programa rural; Cabrera; Aftosa
Próximo Texto: Governo vai limitar crédito à cultura do trigo em 1997
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.