São Paulo, quarta-feira, 1 de maio de 1996
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Supermercado tem faturamento recorde

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os supermercados brasileiros terminaram 1995 com faturamento recorde de US$ 43,7 bilhões -16,5% maior do que o de 1994.
O levantamento foi feito pela Abras (Associação Brasileira dos Supermercados). Ontem, a entidade divulgou ranking das 300 maiores empresas do setor. Juntas, elas detêm 73% do mercado.
Os empresários se surpreenderam com o tamanho do crescimento das vendas, diz Roberto Demeterco, vice-presidente da Abras.
"O poder de compra do consumidor aumentou com o real. Mas o setor também cresceu porque se modernizou e passou a vender utilidades domésticas, brinquedos, têxteis, artigos de cama, mesa e banho, eletroeletrônicos etc."
Os 20 primeiros supermercados da lista dos 300 maiores faturaram no ano passado 13,8% mais do que em 1994, mas ainda estão com receita 9% menor do que a de 1989, que havia sido recorde.
No caso das empresas que ocupam da 21ª posição até a 300ª, o faturamento do ano passado é recorde -13,8% maior do que o de 1994 e 23% maior do que o de 1989.
"É que essas 280 empresas têm boa parte das lojas concentrada na periferia e nos centros das cidades. E é o público delas que está consumindo mais", explica Demeterco.
Mas a euforia do real já passou, afirma ele. Para este ano, diz, prevê-se que o faturamento do setor cresça até 4%, no máximo.
"Já estamos percebendo que as vendas de produtos supérfluos estão diminuindo. O segundo semestre deve ser caracterizado pela venda de alimentos básicos."
O consumidor, continua Demeterco, está agora preocupado em pagar as dívidas. Segundo ele, 4% dos cheques recebidos não têm fundos. No ano passado, esse percentual girava em torno de 2%.
O aumento do salário mínimo anima, diz ele. "Uma parte vai para o consumo de alimentos. Mas sabemos que o consumidor vai querer pagar as contas atrasadas."
Menos lojas
As 300 maiores redes de supermercados do país estão faturando mais com menor número de lojas. De 1994 para 1995, a redução foi de 3.140 para 3.059. Em 1987, elas chegaram a ter 4.949 lojas.
O número de funcionários, ao contrário, cresceu. Só no ano passado, foram contratadas cerca de 6.000 pessoas. Hoje, o setor tem 655 mil funcionários.
Concentração
As cinco maiores redes de supermercados do país -Carrefour, Pão de Açúcar, Casas Sendas, Bompreço e Paes Mendonça- participam com 38% do faturamento das 300 maiores (de US$ 31,9 bilhões em 1995) e com 28% do faturamento total do setor.
Na Inglaterra, França e Suíça, o percentual das cinco maiores é superior a 60%. No México, ele chega a 63%.

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