São Paulo, quarta-feira, 1 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cantinflas é lembrado em mostra no Rio

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

O ator mexicano Mário Moreno Reyes, o "Cantinflas" (1911-1993) foi considerado por Chaplin como "o maior cômico do mundo".
Uma pequena parte do trabalho do ator está numa mostra que o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB, centro do Rio) abre hoje.
São apenas cinco dos 43 longas-metragens que Cantinflas fez ao longo de 45 anos de carreira, mas cobrem o período áureo da carreira do ator -do final da década de 30 ao início dos anos 60.
O personagem de bigodinho ralo, calças escorregando pelos quadris e fala incompreensível estará em "Águia ou Sol" (37), "Aí está o Detalhe" (40), "Se eu Fosse Deputado" (51), "O Senhor Fotógrafo" (52) e "O Padrezinho" (64).
Mario Moreno começou sua carreira em 1930, quando abandonou os estudos de medicina para acompanhar companhias de teatro mambembe.
A convivência com os habitantes dos subúrbios pobres da cidade do México, onde passou sua infância, levou o ator a incorporar o gênero "peladito" -o malandro mexicano, que dribla as adversidades com esperteza.
Em "Águia e Sol", segundo longa da carreira do ator, Cantinflas tem uma memorável sequência de mímica, ao estilo Carlitos. "Aí está o Detalhe" é considerado um dos melhores filmes do ator.
"Se eu Fosse Deputado" traz a temática social: Cantinflas é um cabeleireiro pobre que é lançado na política. Em "O Senhor Fotógrafo", o personagem é um lambe-lambe que se mete em confusões no parque onde trabalha.
A trama com fundo social volta em "O Padrezinho": Cantinflas substitui um antigo padre numa paróquia, mas desiste de ocupá-la quando percebe o quanto ela representa para seu antecessor.
Além dos longas-metragens, que serão exibidos na sala de vídeo do CCBB, foi montada uma exposição com cartazes originais de filmes do ator.

O quê: Cantinflas em Cartaz
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (r. Primeiro de Março, 66, centro do Rio) Quando: de 1º a 5 de maio com os filmes "Águia ou Sol" (dia 1º às 15h e dia 3 às 19h30), "Aí está o Detalhe" (dia 1º às 19h30 e dia 4 às 17h), "Se eu Fosse Deputado" (dia 2 às 15h e dia 4 às 20h), "O Senhor Fotógrafo" (dia 2 às 19h30 e dia 5 às 17h) e "O Padrezinho" (dia 3 às 15h e dia 5 às 20h)
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Diretor Sean Penn só derrapa no final de "Acerto Final"
Próximo Texto: Faltou um pompom no bumbum da Hebe!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.