São Paulo, quarta-feira, 1 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Java' invade o mundo da World Wide Web

ALAN PHELPS
DA "PC NOVICE"

Chegou a hora de jogar fora todos os clichês sobre a superestrada da informação. "Java", uma nova linguagem de programação, está mexendo com o ciberespaço.
A World Wide Web, área multimídia da Internet, fornece ao público plugado uma quantidade crescente de informações.
A chave da popularidade da Web é a facilidade com que pode ser usada em diferentes plataformas, seja "Windows", Unix ou Macintosh. Basta clicar seu mouse.
Isso acontece porque todas as páginas de Web são escritas em um formato chamado "HTML", uma linguagem de hipertexto.
Todos os programas navegadores, usados para visualizar o que está na Web, entendem "HTML".
Mas o "HTML" é limitado, não permite desenho mais atraente para as páginas. O "Java", por sua vez, é uma maneira revolucionária de acrescentar programas, animação ou cálculos ao "HTML".
Mata-Wintel
O mundo dos computadores é hoje dominado pelo sistema operacional "Windows", da Microsoft, operando em máquinas equipadas com chips da Intel.
"Java" tem o potencial de enfraquecer esse "bipólio Wintel" por causa de sua capacidade de operar em sistemas diferentes.
No mundo de "Java", tudo que um novo computador precisaria seria um sistema operacional que entendesse "Java".
Além disso, essa linguagem permite a criação de páginas com características encontradas em qualquer outro software.
Um dos maiores obstáculos ao "Java" é a largura de banda, o tamanho do "cano" que bombeia informações vindas da Internet para residências e empresas.
Formas simples de comunicação funcionam bem com uma conexão de 14,4 mil bits por segundo, mas até gráficos modestos tornam a conexão muito lenta.
Navegadores
Se você está ligado na Internet, encontrar um navegador com capacidade "Java" é simples. As últimas versões de "Netscape Navigator" estão disponíveis em http://home.netscape.com.
A Microsoft promete para breve um navegador com "Java" no http://www.microsoft.com. A Sun tem seu próprio programa em http://java.sun.com.

Texto Anterior: Lotus lança "Navigator"
Próximo Texto: Rapidez é destaque de PC com chip Cyrix
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.