São Paulo, quarta-feira, 1 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rapidez é destaque de PC com chip Cyrix

ONOFRE TRINDADE JÚNIOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

O micro Updating TS54P, da linha Golden Dragon, recebido para testes apresenta como principal destaque seu processador: um Cyrix 6x86P120+.
Esse processador é um forte concorrente do Intel Pentium, com melhor desempenho e preço mais baixo.
As características do micro recebido fazem dele uma boa opção para utilização como estação de trabalho de bom desempenho.
Com maior capacidade de disco e memória, ele se torna adequado também para utilização como servidor (gerenciador de recursos de redes de computadores).
Os manuais que acompanham o equipamento são: Manual de Instalação, Manual UPD-IS54P (placa principal), Super VGA PCI Updating (placa de vídeo) e SVGA Colorido (monitor de vídeo).
O equipamento testado veio com o sistema operacional "MS-DOS 6.22" e com o "Windows 3.11", ambos em português, já instalados. Os discos de instalação e os respectivos manuais não acompanharam o produto avaliado.
Desempenho
Os números obtidos na medição de desempenho da unidade central de processamento do micro testado surpreendem positivamente.
O valor obtido com o programa de avaliação de desempenho "Norton 8.0" indica que o micro é 678 vezes mais rápido que um PC XT, usado como base.
Mais ainda: esse número somente seria obtido por um processador Pentium com velocidade de mais de 200 MHz.
Milagre? Não necessariamente.
Na verdade, o processador da Cyrix tem batido o desempenho de chips Pentium com clock superior seja qual for o programa de testes utilizado, mas por uma diferença bem menor que a indicada pelo "Norton Utilities 8.0".
Por exemplo: o "Winstone 96" do Pentium de 133 MHz é 76; o do Cyrix de 110 MHz é 76,6.
O quanto o Cyrix é mais rápido depende, na verdade, da aplicação que estiver sendo executada.
Sendo consistentemente mais rápido e barato, fica evidente que esse processador é uma excelente alternativa ao Intel Pentium.
Expansão
A capacidade de expansão do sistema é boa. A fonte de alimentação tem potência suficiente e existe espaço para a instalação de mais três periféricos.
A qualidade elétrica e mecânica do equipamento é aceitável.
O conjunto monitor de vídeo e placa adaptadora de vídeo apresenta desempenho compatível com a média do mercado.
Os ajustes para controle da geometria da imagem não são precisos, e a qualidade da imagem deixa a desejar para resoluções maiores que 800 X 600. O disco rígido e a placa controladora de discos apresentam bom desempenho.
A qualidade do teclado que acompanha o equipamento é regular. O mouse apresentou problemas durante os testes.
A documentação que acompanha o produto é concisa, porém está em português e apresenta os dados necessários para instalação e operação do equipamento.
O sistema operacional que veio com o micro recebido está ultrapassado. Não veio nenhum programa utilitário.
Na hora da compra, o usuário pode escolher o sistema a ser instalado. Esse é um ponto importante, uma vez que o preço do software pode constituir parcela significativa do preço total do equipamento.
Apesar disso, a relação custo/benefício do equipamento é boa.
Metodologia
Os testes foram realizados no Laboratório de Sistemas Digitais (LaSD) do Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos - USP.
Foi utilizado o sistema operacional "MS-DOS 6.22". Para análise de desempenho do conjunto processador/memória e do disco rígido, foi usado o "Norton Utilities v. 8.0". Para a medição da velocidade de transferência de vídeo, foi utilizado o "CheckIt Pro".
Para análise de compatibilidade de hardware, foi instalado o sistema operacional "Windows 95", o "Word 6.0" e o "VTK 1.0" (Visualization Tool Kit). A qualidade elétrica e mecânica do conjunto foi avaliada por inspeção visual.

Onofre Trindade Jr. é mestre e doutor em física pela USP, com pós-doutorado na Universidade de Southampton (Inglaterra).
Faz pesquisas em sistemas distribuídos e programação concorrente.

Texto Anterior: 'Java' invade o mundo da World Wide Web
Próximo Texto: Empresas concorrem pela alta velocidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.