São Paulo, quarta-feira, 1 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas concorrem pela alta velocidade

ESPECIAL PARA A FOLHA

O microprocessador é o cérebro do computador. Quanto mais rápido, melhor a máquina pode trabalhar com gráficos, sons, vídeos e comunicação.
Motorola e Intel têm mantido uma batalha contínua pela primazia de fabricar o processador mais rápido.
Em esforço conjunto de Motorola, IBM e Apple, foi lançado, em 1993, o primeiro membro da família PowerPC, o 601.
Esse processador rompeu com a linha Motorola 68.000, usada até então nos micros Macintosh, por ter arquitetura Risc, que proporciona maior desempenho.
Novos membros dessa família, como o 604 (1994), têm equipado os novos computadores Apple.
Clones
Fabricantes como Cyrix e AMD têm investido na fabricação de chips compatíveis com os da Intel, seguramente a linha de maior importância no mercado de PCs.
Até recentemente, produziam clones (cópias) com desempenho igual ou inferior aos processadores de topo de linha da Intel.
Com os processadores Cyrix 6x86 e AMD KS, esse quadro está se transformando rapidamente.
Esses processadores, longe de serem simples clones dos chips Intel, possuem arquiteturas mais evoluídas e competem com vantagem, apresentando melhor relação custo/desempenho.
Com arquiteturas diferentes, não é possível a comparação direta das velocidade para determinar o desempenho de um processador.
Para auxiliar seus clientes na seleção, a IBM, a Cyrix e a SGS-Thomson estão propondo uma nova especificação de desempenho: o P-Rating.
Essa especificação se baseia no benchmark "Winstone 96", que avalia a performance do processador pela execução de 13 aplicativos. Alguns deles: "Word 6.0", "Paradox 5.0", "CorelDraw! 5.02" e "Lotus 1-2-3 Release 5".
A comparação é feita em uma plataforma padrão (acionadores de disco, chip set, memória etc.) e utiliza os processadores Pentium como referência.
O resultado aparece no nome do chip. Por exemplo: o sufixo P120+ do processador Cyrix de 100 MHz significa que em todos os testes ele foi mais rápido que um processador Intel Pentium de 120 MHz.

Texto Anterior: Rapidez é destaque de PC com chip Cyrix
Próximo Texto: Comdex tem Pentium Pro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.