São Paulo, quarta-feira, 1 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Teatro de Londres contrata um caça-fantasmas 'profissional'

Aposentado passa a noite no Royal Albert Hall

IGOR GIELOW
DE LONDRES

Os prédios da Londres vitoriana sempre carregaram a fama de mal-assombrados. A gerência de um dos mais famosos, o centro cultural Royal Albert Hall, acabou contratando um caça-fantasmas "de verdade" para apurar a fama.
O funcionário público aposentado Andrew Green, 69, passou a madrugada de ontem dentro do prédio, no sudoeste de Londres. "Não deu para pegar nenhuma aparição ou ruído. Mas ocorreu um fenômeno paranormal interessantíssimo: a temperatura em um local onde dois operários morreram no século passado subiu 5ºC em oito segundos", disse à Folha.
Para Green, o fenômeno isolado significou uma "alteração nas estruturas moleculares" do local -ou seja, diz ele, um espírito provavelmente tinha acabado de passar por lá ou estava a caminho.
Construído em 1871, o Albert Hall é palco de shows e exposições. Agora, está em reforma, com custo estimado de US$ 87 milhões.
Por que um caça-fantasma? "De fato, nós tivemos dois relatos de operários que trabalharam à noite se queixando de visões e ruídos. Por outro lado, precisávamos chamar a atenção para nossa reforma", disse o diretor responsável pelo projeto, Ian Blackburn.
Anteontem, quando chegou para sua vigília, Green se deparou com dezenas de sombras estranhas -refletores de equipes de TV acompanhavam seu trabalho.
Espectros
O principal foco de atenção era a entrada para funcionários no subsolo, conhecida como "Porta 6".
Lá, desde a década de 50, é relatado nos dias 2 de novembro o desfile de duas "senhoritas em roupas vitorianas" até a cozinha, onde desaparecem, segundo a lenda.
"Eu não acredito, mas não custa acalmar os funcionários e excitar a imprensa", disse Blackburn.
Green não revela quanto ganhou por sua noite. Ele começou a estudar o assunto na década de 40, após revelar uma foto que havia tirado de uma casa antiga. Ele pretende voltar ao centro: "Eles (os fantasmas) parecem ser quietinhos aqui, é preciso ter paciência".

Texto Anterior: Bill Gates ganha sua primeira herdeira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.