São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996
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Moda ganha exposição em shopping de SP

JONI ANDERSON
FREE LANCE PARA A FOLHA

Tecnologia, ecologia, globalização e mudanças de comportamento. Refletidas nas roupas de diferentes estilistas, as principais preocupações desta virada de século mereceram um tratamento museológico no "Fall in Fashion", evento que reúne, até amanhã, desfiles diários, palestras, exposição de fotos e roupas nos corredores do Morumbi Shopping.
Imagens registradas pelas lentes de fotógrafos brasileiros e estrangeiros em campanhas, desfiles internacionais, editoriais e catálogos de griffes como G, Reinaldo Lourenço e Der Haten, foram selecionadas e distribuídas conforme a identidade com os anos 90.
"A principal preocupação foi tirá-las do contexto comercial. São imagens que extraem a essência da moda", diz Ricardo Resende, 34, produtor e responsável pelo serviço do MAM, e curador da mostra.
Estão lá, entre outros cliques das coleções outono-inverno 96, o registro trash da fotógrafa Ellen von Unwerth que mostra as roupas cheias de brilho da Forum, a estética limpa de Steven Klein para o look teen da Triton; os detalhes do ar retrô da roupa Zoomp por Bob Wolfenson; as cores de Oliviero Toscani para a Benetton.
"A moda atual é uma releitura de épocas passadas neste período conturbado e cheio de referências. O homem não pode negar o desenvolvimento tecnológico nem pode escapar da natureza. A informação é cada vez mais rápida e existe uma forte globalização da moda. As roupas, assim como as fotos, reproduzem isso", explica Resende.
Roupas de algumas griffes podem ser observadas ao vivo pelo público. Numa outra sequência, painéis de fotos revelam os bastidores da última temporada de desfiles em Paris. Top models, estilistas e roupas antecipam as novidades para o outono-inverno 97.
A idéia é associar a moda à informação e aumentar as vendas em até 25% nas vésperas do Dia das Mães. Um apelo interativo que conta com o respaldo de desfiles curtos com roupas selecionadas nas lojas da ala fashion.
As velhas consultorias de moda, que até bem pouco tempo eram um dos principais atrativos dos shoppings centers, estão perdendo a vez para os desfiles-relâmpagos.
"O consumidor quer a informação visual. A foto e a vitrine são importantes porque ninguém tem tempo a perder", diz a jornalista Iza Smith, responsável pela seleção dos 40 looks diários mostrados ao público em performances de dez minutos, às 13h e às 19h.
"Quem não tiver conceito, daqui para frente não irá vender",

Fall in Session
Morumbi Shopping, tel - 533 2444

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