São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confronto com polícia deixa 3 mortos na Turquia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Três pessoas morreram, 48 ficaram feridas, e 227 foram presas ontem após um confronto entre militantes de esquerda e policiais durante manifestações de 1º de Maio em Istambul, na Turquia.
Dois manifestantes foram mortos no tumulto criado quando a polícia tentou revistar parte das 100 mil pessoas que estavam na manifestação oficial da cidade.
Após o fim do ato, militantes de esquerda começaram a destruir lojas e carros. A polícia passou a atirar para dispersá-los, e um manifestante morreu após ser baleado.
Os esquerdistas protestavam contra as altas taxas de inflação e a recessão, que há três anos interromperam o acelerado ritmo de desenvolvimento da Turquia.
Em um outro incidente, pelo menos dez pessoas ficaram feridas na praça Taksim, onde esquerdistas tentavam fazer protesto ilegal.
Desde 1977, a Turquia proíbe protestos no dia 1º de maio. Naquele ano, 37 pessoas foram mortas, e centenas foram feridas por atiradores não-identificados, que abriram fogo contra a multidão.

Texto Anterior: CUBA; VATICANO; POLÔNIA; CHINA; IUGOSLÁVIA; MÉXICO; BELARUS; REINO UNIDO
Próximo Texto: Navios dos EUA se aproximam da Libéria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.