São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líbano não é inimigo, diz Peres

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DE PARIS

O primeiro-ministro israelense, Shimon Peres, se encontrou ontem em Paris com o presidente francês, Jacques Chirac, para agradecer o esforço feito pela França durante as negociações de paz entre Israel e o Hizbollah.
"Os libaneses não são nossos inimigos. Israel não tem nenhuma ambição territorial, nem nenhuma ambição política no Líbano", afirmou, em francês, o primeiro-ministro israelense.
Segundo a porta-voz do governo francês, Catherine Colonna, Peres afirmou que Israel retirará suas tropas do sul do Líbano desde que obtenha garantias de segurança.
Peres e Chirac se encontraram em um almoço de trabalho, durante uma escala feita pelo primeiro-ministro israelense -que esteve nos EUA.
Peres afirmou que não há nenhuma contradição entre as políticas francesas e israelenses sobre o Líbano. Assim como fez Chirac no mês passado, Peres defendeu a independência política e a integridade territorial do Líbano.
Durante o encontro, foi discutido o papel do grupo de observadores (EUA, Israel, França, Síria e Líbano) criado para fiscalizar o processo de paz no Líbano.
Ontem de manhã, Peres inaugurou a Praça da Tolerância, na Unesco, em Paris, em homenagem a Yitzhak Rabin -primeiro-ministro israelense assassinado no ano passado-, na presença de políticos franceses e da viúva de Rabin, Leah.

Texto Anterior: Clinton evita falar em Estado palestino
Próximo Texto: Hizbollah pode admitir Israel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.