São Paulo, sexta-feira, 3 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gel vaginal pode ajudar na prevenção

Novo espermicida será apresentado hoje

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um novo espermicida em estudo nos EUA poderá substituir o preservativo na prevenção da Aids num futuro próximo. A substância -vista como nova "esperança" em prevenção- será apresentada hoje no 2º Simpósio Internacional de Infecção Genital, em São Paulo.
Espermicidas são cremes usados na vagina capazes de destruir ou impedir a ação dos espermatozóides e de vírus causadores de doenças sexualmente transmissíveis.
Testes em laboratórios já demonstraram que os espermicidas também diminuem a ação do HIV. O problema é que o uso prolongado dos espermicidas tradicionais provoca processos inflamatórios em algumas mulheres, facilitando justamente o contágio pelo HIV.
O novo produto -à base de polissacarídeo- não tem efeitos colaterais e se mostrou mais eficiente na destruição do HIV. "Ele forma uma espécie de filme, que evita a entrada do vírus nas células dos tecidos vaginais", disse o professor Lourens Zaneveld, diretor de Ginecologia e Obstetrícia da Rush-Presbyterian - St. Luke's University, de Chicago (EUA).
José Aristodemo Pinotti, da Faculdade de Medicina da USP e diretor do simpósio, disse que o Brasil testará o produto. "Vários centros participarão da pesquisa", disse Iara Moreno Linhares, coordenadora do simpósio.

Texto Anterior: CPI quer pensão a família de mortos
Próximo Texto: Alemães são maioria em hotel do mar Morto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.