São Paulo, sexta-feira, 3 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lua cheia em escorpião pede cálcio

EITAN ROSENTHAL
ESPECIAL PARA A FOLHA

Nem a alimentação escapa da múltipla influência dos astros e de suas trajetórias.
Baseada nessa máxima, a brasserie Ricardo (av. São Gualter, 903, tels. 832-1995, 832-7310 e 832-3433, Alto de Pinheiros) promove, a cada lua cheia, o seu bufê lunar, onde serve pratos feitos com ingredientes adequados ao período astral e em especial ao signo onde se encontra a Lua. A brasserie vem realizando este tipo de jantar mensalmente.
Segundo a astróloga da Folha, Claudia Hollander, a Lua é a responsável pela relação astrologia-gastronomia, já que é ela que rege o signo de Câncer, que por sua vez rege o estômago dos indivíduos, o seio das mulheres e a cozinha das residências.
Já que Câncer é também o signo do lar, da infância e da gestação, a lua astrológica associa a gastronomia ao grande ramo das atividades domésticas. A lua cheia, porém, favorece a extroversão, o divertimento e as relações humanas.
Escorpião
Hoje a Lua estará cheia, em Escorpião, indicando um período carregado de jogos de influência e manipulação. Como as pessoas deste signo tem grande apetite na cama e na mesa, a alimentação deve ser rica em sulfato de cálcio, que ajuda na regeneração e purificação das forças do corpo.
O cardápio para o bufê lunar do jantar de hoje na brasserie Ricardo, concebido pela proprietária, Vicky Constantinesco, inclui blinis de farinha de centeio com salmão defumado marinado em iogurte com raiz forte e abacate, arroz nasi goreng da Indonésia e blanquete de filé com temperos asiáticos e couscous marroquino. Custa R$ 24,00 por pessoa.
Este preço inclui uma taça de vinho importado, apesar da bebida astrologicamente adequada a esta Lua ser um destilado.
Na conceituação do evento, Vicky foi assessorada por uma especialista em Lua, a designer gráfica Mari Pini, autora de uma bem conhecida agenda lunar.
Lua cheia
Mas não é apenas a astrologia que associa diretamente a Lua à gastronomia. A beleza e romantismo da lua cheia, por exemplo, inspirou aos havaianos os luaus, onde um banquete à base de peixes e frutas que é preparado e servido à beira-mar, no dia em que o astro atinge o auge do seu ciclo.
Os asiáticos têm seu calendário civil regido pela Lua e lhe prestam as devidas homenagens à mesa, como os chineses, que já estão no ano 4.633 e que comemoram seu ano novo com um lauto e para nós exótico banquete.
Neste ano chinês, que começou em 19 de fevereiro, os fiscais do "serviço de inspeção de saúde animal e vegetal" norte-americano ficaram em alerta, nos aeroportos da Califórnia, para a entrada de gêneros proibidos. Isso após descobrirem um contrabando de espetinhos de lagarto e macacos pigmeus assados.

Texto Anterior: Pizza nova 1; Pizza nova 2; Tour francês
Próximo Texto: Uva Merlot conquista vinicultores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.