São Paulo, sexta-feira, 3 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Conservadores são derrotados em eleições locais na Inglaterra

Partido de Major fica sem vagas em oito conselhos

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O Partido Conservador sofreu ontem mais uma derrota eleitoral, segundo os primeiros resultados parciais do pleito local nos conselhos distritais (governos regionais semelhantes a Câmaras de Vereadores) da Inglaterra.
As primeiras apurações, divulgadas pela rede de TV Sky News, apontavam a perda de até 700 assentos nos conselhos ingleses.
Até as 0h30 de hoje (20h30 no Brasil), os conservadores já tinham perdido 500 lugares.
Hoje, os conservadores do primeiro-ministro John Major têm 1.200 das 3.000 vagas nos cem principais conselhos.
O Partido Trabalhista deve ficar com até dois terços das perdas conservadoras, e o Liberal Democrata, com o terço restante.
Se o cenário se confirmar, os liberais-democratas serão a segunda maior força política local na Inglaterra.
O Parlamento do Reino Unido é dominado pelos conservadores desde 1979, e as próximas eleições gerais ocorrem no ano que vem.
Estima-se que os conservadores perderiam até 300 representantes. A taxa, em tese, permitiria uma recuperação até a realização das eleições gerais.
Hoje, a partir dos resultados na eleição local do ano passado e de pesquisas de opinião, os trabalhistas têm entre 50% e 60% das intenções de voto no Reino Unido. Os conservadores têm entre 25% e 30% da preferência.
Os trabalhistas controlavam, até a eleição, 36 conselhos e os liberais-democratas, 17. Os conservadores dominavam quatro e os restantes não tinham domínio de um só partido.

Texto Anterior: Greve deixa cem feridos no Paraguai
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.